Hisdrosfera como fonte de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A HIDROSFERA COMO FONTE DE MATERIAIS
Hidrosfera
Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Por outras palavras,hidrosfera é a camada do planeta que tem água.
O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Compreendem todos os rios, lagos, lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como aságuas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais corres-pondem a 71% de toda a superfície terrestre. A hidrosfera é uma das divisões da bios-fera. Incluem-se nahidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou de-pendem dela e também todos os habitats aquáticos.
A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentesformadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.
Composição das águas naturais
A água é uma substância incolor, insípida e inodora, líquida à temperatura ambiente. Éformada de átomos de hidrogênio e oxigênio, agrupados em moléculas. As moléculas se agregam na superfície da água para formar uma espécie de película, devido à tensão superficial. Elas também se agregam àsmoléculas de outras substâncias: é a maneira como a água molha as coisas. As gotículas de água são redondas por causa da tensão superficial: as moléculas da superfície são "puxadas" para dentro,gerando o formato de esferas, ou seja, as moléculas da camada superior são puxadas apenas pelas moléculas de baixo. A película superficial de água resiste o suficiente para suportar um mosquito, que deoutra maneira afundaria. A água cobre mais de 70% da superfície terrestre e é vital para toda a vida no planeta. É a substância mais abundante da natureza, ocorrendo: Nos rios, lagos, oceanos, mares enas calotas polares. No reino vegetal, animal e mineral (água de cristalização, Al2O3 . H2O, Bauxita). Na atmosfera, na forma de vapor de água, podendo atingir num local até 4%, em volume (é chamada...
tracking img