geolorgia para engenharia

2371 palavras 10 páginas
Aula 2: Composição e Estrutura Interna da Terra
Origem do Estudo da Terra
Prof. Daniel Caetano
Objetivo: Apresentar os fundamentos do estudo da Terra, bem como sua origem.
INTRODUÇÃO
A Geologia sempre fascinou os seres humanos, o que explica o grande esforço e pesquisa para detalhamento cada vez maior dos conhecimentos já existentes. Mas como se estuda Geologia? Como é feita a Geologia?
A Geologia não é uma ciência de laboratório; ainda que algumas das teorias sejam melhor testadas e verificadas em laboratório, é no campo que a maior parte das observações e verificações são feitas. Seguindo o princípio de James Hutton, o pesquisador deve buscar informações do presente que descrevam o que ocorreu no passado.
Como não é possível observar diretamente o interior da Terra, muito do que se estuda em Geologia não foi determinado através de observação direta, mas sim inferido através de métodos indiretos. Em alguns casos, diversas teorias sobrevivem ainda hoje, com variados graus de aceitação entre os geólogos.
Nesta aula, veremos um pouco sobre a origem da Terra, bem como alguns métodos utilizados para o estudo de seu interior.
1. ORIGEM DA TERRA
De acordo com a concepção atual, a Terra se encontra em um universo em expansão, cuja origem data de 13,7 bilhões de anos atrás. Há cerca de 4,6 bilhões de anos, ocorreu o surgimento do Sol, a estrela principal de nosso sistema solar.
Acredita-se que todos os elementos do Sistema Solar - isto é, o Sol e os planetas -, tenham surgido à mesma época e, além disso, que sejam compostos pelo mesmo tipo de matéria, o que até o momento foi comprovado pelas análises realizadas em rochas da Lua e
Marte, por exemplo.
A maior parte da massa do Sistema Solar - 99,8% - está no sol; o Sistema Solar é formado por diversos planetas e planetas anões, que giram ao redor do Sol em órbitas coplanares, ou seja, os movimentos de translação do planetas ocorrem em um mesmo plano.
Cada um destes planetas possui um movimento de

Relacionados