Hipocondria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a hipocondria e a prática analítica

Aragão Oliveira, R. (2005) Sobre a hipocondria e a prática analítica. Revista Portuguesa de Psicanálise. 2005, vol. 26 (1), 161-173.

Resumo:
Este trabalho, num primeiro momento, procura reunir os principais contributos compreensivo-explicativos do funcionamento mental inerente aos estados hipocondríacos e à relação criada com o corpo. Nessesentido, são revistos ainda que sumariamente, autores diversos, desde S. Freud, H. Rosenfeld, D. Meltzer às escolas psicanalíticas argentina e norte-americana. Através da apresentação de um caso clínico, são então desenvolvidas algumas considerações relativas a aspectos relacionais inerentes ao processo psicanalítico.

Palavra-chave: hipocondria, corpo, relação analítica

Abstract:
This paper triesto resume the main important ideas about hypochondria, mental process, and body relation. S. Freud, H. Rosenfled, D. Meltzer ideas about hypochondria are reviewed as well as the North-America and Argentine psychoanalytic schools. Through a clinical vignette relational themes about psychoanalytic process are developed.

Key-words: hypochondria, body, analytic relation

O termo hipocondria temsido utilizado, por vezes com alguma imprecisão, para descrever formas diversas, embora quase todas sempre relacionadas: sujeitos com queixas e preocupações infundadas com o seu estado de saúde. Daqui facilmente se percebe as associações a fenómenos denominados de “linguagem dos orgãos”, somatização ou mesmo alterações psicossomáticas, e que vários autores foram descriminando minociosamente(Mauricio Abadi, 1961; David Rosenfeld, 1983; Meltzer, 1994).
Já em Freud (1914, 1923) a atenção dada ao corpo e à sua ligação ao mundo mental é bem patente na sua vasta obra, onde sugere então a continuidade entre a hipondria, a neurastenia e as neuroses de ansiedade (Meltzer, 1994). A hipocondria, no seu entender precede e prepara a paranóiua, tal com a neurose actual precede e prepara apsiconeurose (Sami-Ali, 1987, pag. 70).
Num texto recente, Nissen (2000, pag. 651) define a hipocondria como uma patologia onde o paciente receia estar ou ficar doente em termos somáticos, apresentando uma excessiva auto-observação do seu estado de saúde acompanhada de intensa preocupação e percepção cuidadosa do seu corpo. Parece então que parte da personalidade perde contacto com a realidade,originando quase que uma impressão autista, de um estado de tensão e concentração auto-observadora ligada a ansiedades desintegradoras. Podemos assim includir, neste âmbito, todos os componentes da vida mental, sejam eles representados (Meltzer, 1994, pag. 124)) por simples ruminações, sensações corporais, alterações fisiológicas ou uma patologia de um dos tecidos (ou orgãos).
Os mecanismossubjacentes às hipocondrias são modos de funcionamento predominantes, não significando como tal que sejam rígios e inalteráveis. Podem mesmo, nas palavras de David Rosenflel (1983, pag. 176) transformarem-se, modificarem-se ou oscilarem. A atenção constante ao estado pessoal de saúde, neste contexto, pode ser considerada de gravidade variável, entre a hipocondria crónica, que parece aproximar-se dapsicose (como veremos mais à frente), até estados hipocondríacos passajeiros ou transitórios, frequentes em momentos de mudanças ou por exemplo de acentuado crescimento corporal.
Estas preocupações hipocondriacas crónicas podem entender-se, na ideia de Kohut (in Stolorow, 1977, p. 245) como um sinal iminente de um perigo de desintegração ou de fragmentação estrutural da representação do Eu,que num movimento regressivo procura isolar partes do corpo de funções mentais. As ansiedades hipocondriacas assinalariam assim a instabilidade da auto-estima e de coesão da representação do Eu, e a consequente urgência de uma espécie de restauro narcisico.
H. Rosenfeld, em “The psychoptathology of hypocondriac” (1958, in Rosenfled, 1965) deu talvez a primeira grande contribuição para a...
tracking img