Hipocondria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hipocondria

[pic]

A hipocondria, do grego hypo- (abaixo) e chondros (cartilagem do diafragma), também conhecida por nosomifalia, é um estado psíquico em que a pessoa tem crençainfundada de se padecer de uma doença grave.
Costuma vir associada a um medo irracional da morte, a uma obsessão com sintomas ou defeitos físicos irrelevantes, preocupação e auto-observaçãoconstante do corpo e até as vezes, à descrença nos diagnósticos médicos.
Uma pessoa hipocondríaca mesmo fazendo exames e os mesmos dando resultados negativos, acha que os mesmos podem estar errados econtinuam numa busca incessante para ter certeza de que não existe uma doença grave. 
Normalmente, uma pessoa hipocondríaca se sente incompreendida pelos familiares e principalmente pelo médico pelo fato desempre achar que tem uma doença grave e que o médico não entende ou não acredita no que está sentindo.Pode vir associada ao transtorno obsessivo-compulsivo e à ansiedade.

Causas

As causas dessetranstorno são muito variadas, mas basicamente referem baixa auto-estima e insegurança. A doença pode ser desencadeada por um susto ou trauma e por fatores emocionais como ansiedade e carência. Oambiente em que a pessoa está inserida também tem uma influencia muito grande nesse processo. Dentre as emoções e pensamentos dessas pessoas um sentimento padrão: o medo que eles tem de realmente ficardoentes.

Riscos
A auto-medicação é um dos maiores riscosa que o hipocrondriaco está sujeito. Com sua atenção centrada no próprio corpo e nas suas possiveis alterações comumente o hipocondriaco conhece a indicação de uma gama variada de remédios, que usapara aliviar seus sintomas, podendo tomar medicamentos o tempo todo para tratar os sintomas e muitas vezes para evitar de sentir os sintomas que acredita que podem surgir.

Tratamento

Muitos...
tracking img