Hipertireoidismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERTIREOIDISMO


O hipertireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide produz hormônio em excesso. Esse problema também é conhecido como tireoide superativa.
A glândula tireoide é umórgão importante do sistema endócrino. Ela encontra-se na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. A glândula produz os hormônios que controlam como cada célula do corpo que gasta energia.Esse processo é chamado de metabolismo. Isso ocorre quando a tireoide produz grandes quantidades desses hormônios em um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo.

Essa é uma síndrome clínicaque surge quando os tecidos ficam expostos aos níveis elevados de hormônios tireoidianos (KATZUNG), o que resulta em taxa metabólica elevada, aumento da temperatura da pele e da sudorese e grandesensibilidade ao calor. Sintomas como nervosismo, tremor, taquicardia e aumento do apetite vêm associados à perda de peso.
O bócio tóxico difuso ou Doença de Graves é a forma mais comum dehipertireoidismo. É um distúrbio autoimune, caracterizada por um defeito genético, quando os linfócitos B são estimulados a produzir anticorpos contra antígenos tireoidianos. Os pacientes com bócio exoftálmicoapresentam protusão do globo ocular. A patogênese desse sinal ainda não é totalmente compreendida, mas imagina-se que ele seja causado pela presença de proteínas semelhantes ao receptor de TSH nostecidos da órbita.(RANG&DALE, 2007).
O exame físico pode revelar aumento da tireoide, tremor, reflexos hiperativos ou frequência cardíaca acelerada. A pressão sistólica (o primeiro número na aferição dapressão) pode estar alta. Exames de sangue também são feitos para medir os níveis de hormônio da tireoide. O nível de TSH (hormônio estimulante da tireoide) geralmente é baixo. Os níveis de T3 e T4livre geralmente são altos.
A prevalência de Hipertireoidismo na população pode variar de 2% á 16% e esta relacionado ai nível de iodação do sal do local estudado e da sensibilidade do teste...
tracking img