Hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERATIVIDADE

Valdir Melhado Almagro - RA: 2009100552
UNINOVE – Universidade Nove de Julho
Curso de Pedagogia para Licenciados
Orientadora: Prof. Ms. Karla Paulino Tônus

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade ressaltar a maneira que oseducadores devem posicionar diante do aluno com hiperatividade. É necessário observar que em nossas salas de aulas deparamo-nos com crianças que fogem dos padrões homogêneos que desejamos, sendo que algumas delas apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, portanto necessita-se de um acompanhamento mais individualizado e consciente da parte do professor.
Por isso os educadores devembuscar uma maior qualificação a fim de evitar situações como no passado em que essas crianças eram rotuladas como “indisciplinadas” e pouco “inteligente”. Salientando que os professores não resolverão esses problemas já que a criança portadora deste Transtorno necessita de acompanhamento especializado, os mesmo juntamente com os pais devem contribuir para uma melhor qualidade de vida para essascrianças.

Palavra Chave: Hiperatividade, Dificuldades e Aprendizagem

INTRODUÇÃO

Espertos, hiperativos, agitados, diabinhos e pestinhas. Estes são alguns dos adjetivos usados pelas pessoas para caracterizar crianças que de uma forma ou outra parecem ter uma fonte quase infinita de energia. São crianças que parecem sempre estar em movimento, que não conseguem ficar paradas mesmo queoutras pessoas exerçam uma força enorme nesta direção. Nem mesmo os pais destas crianças conseguem fazer com que elas fiquem quietas. São estes, ou seja, os pais que mais sofrem com o comportamento inquieto destas crianças, são eles que passam o maior stress psicológico. Se de um lado estão os professores, os familiares e a sociedade de um modo geral cobrando um comportamento mais calmo e sereno dosseus filhos, do outro lado está a criança que se mostra resistente à todos os tipos de tentativa de mudar de atitude. Como se esta situação já não fosse suficiente, muitas vezes os pais ainda têm que arcar com outros problemas como os prejuízos por danos causados a terceiros pelos seus "anjinhos" em algum acidente ou a conta do ortopedista no caso deste dano ser feito contra eles próprios.Embora o assunto tenha sido tratado de uma forma leve no parágrafo acima, este trabalho é sobre um dos assuntos mais sérios e controvertidos da área educacional: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

HIPERATIVIDADE
Mediante a um problema tão comum nos dias de hoje que é a hiperatividade nosso interesse foi saber mais do assunto o qual se fala muito, mas pouco se sabea respeito dele.
O que é Hiperatividade?
De acordo com Saúde informações (2004), hiperatividade é um termo corrente para um comportamento irrequieto, superexcitado e infeliz. Além da criança não conseguir fixar a atenção em uma atividade por mais de alguns minutos, os hiperativos sobem em móveis, falam compulsivamente, vivem perdendo material escolar e não suportam bem frustrações.Ser mãe de um hiperativo é muito difícil, tem que conviver com uma criança que não responde ao que é ensinado, vive derrubando as coisas... é impossível não ficar irritada.
Nem toda criança que é agitada deve ser rotulada de hiperativa. A agitação pode ser resultado de problemas comportamentais ou manifestações de outras doenças graves, como autismo, hipertireoidismo e até depressãoinfantil.
Os sintomas da criança hiperativa aparecem, no máximo, até os sete anos.
A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma...
tracking img