Hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERATIVIDADE TARLENE E KAMILLA

INTRODUÇÃO

No contexto atual alguns temas são frequentemente objetos de análise de educadores preocupados com a educação inclusiva. Esta é uma perspectiva bem recente no campo social e educacional. Quando se fala da inclusão refere-se a diversidade cultural, as necessidades especiais. No campo das necessidades especiais uma modalidade da educação especialsitua-se a questão da hiperatividade. É de fundamental importância saber o que é hiperatividade, e saber distingui-la de indisciplina, em muitos casos os alunos com indisciplina são confundidos com hiperativos, dessa forma são levados a tomar remédios de tarja preta sem necessidade, no caso do nosso estudo vamos conhecer o remédio Ritalina, e compararmos a hiperatividade com a indisciplina.Torna-se importante identificar quais aspectos que levam a prescrição da Ritalina, quais efeitos, e o que pode acontecer quando prescrito de forma desnecessária.
Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a questão da indisciplina e hiperatividade dentro da área escolar fazendo uma discussão teórica sobre o tema.
Este estudo se justifica considerando a necessidade enquanto educadores sobre adiferença entre indisciplina e hiperatividade levando em consideração que alguns alunos são tachados de hiperativos, mas na realidade são indisciplinados. Comparando o efeito da Ritalina na relação indisciplina e hiperatividade.
O estudo parte do seguinte problema:Qual é o papel da escola diante de alunos hiperativos? Segue a linha de pesquisa bibliográfica onde se busca resposta para algumasindagações como. Qual a relação entre indisciplina e hiperatividade? Como a escola trabalha com alunos hiperativos e como ela trabalha?


Nesse sentido o estudo busca a diferença entre indisciplina e hiperatividade levando em consideração que alguns alunos são tachados de hiperativos, mas na realidade são indisciplinados. Comparando o efeito da Ritalina na relação indisciplina ehiperatividade.

2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA


2.1 A INDISCIPLINA



Segundo Estrela (1992), indisciplina em primeiro momento pode-se pensar que é uma desordem que provêm de quebras de regras estabelecidas.

Já para Ferreira (1986) e Rego (1996), indisciplina é o ato contrario a disciplina, que nada mais é que desordem; rebelião; um querer em se opor as regrasestabelecidas na escola.

Dentro da escola e indisciplina pode ser vista através de três eixos: conduta do aluno perante as atividades escolares; relação que o aluno tem dentro da escola tanto com os professores, quanto com os colegas de classe e o seu desenvolvimento cognitivo (DE LUCA; CIULIK, 2009).

A indisciplina pode ser considerada também como o ato do alunosempre querer falar junto com o professor, sempre atrapalhando as aulas, respondendo de forma rude, incomodar os outros alunos e brigar com eles, estar sempre bagunçando e nunca fazer as tarefas (OLIVEIRA, 1996).

Pode se ver também que a indisciplina entra no contexto escolar como uma violência que se traduz em ocorrências múltiplas inconscientes e que hoje é uma das maiorespreocupações da pratica psicopedagógica (SENOS; DINIZ, 1998).

Garcia (2006), termo indisciplina é remetente há uma pluralidade conceituais. Quando comparado a disciplina o conceito se articula em ruptura e negação de esquemas que norteiam e regulam as escolas. Cuja seu eixo é aprendizagem.

O autor citado acima, ainda diz que a indisciplina recebe diversas conotações, na visãodos professores pode se considerar que indisciplina é tudo aquilo que vai oposto a sua pratica pedagógica, que são decorrentes de rupturas produzidas pelos alunos. Indisciplina esta refletida em desacordos perante a sociedade em forma de contratados.

Severino (1996), diz que indisciplina e má educação caminham juntas no caso de crianças pequenas; quando a indisciplina esta em...
tracking img