Resenha economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos De Economia – São Paulo: Saraiva, 2002. Cap.8, p.83-92.

Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos, possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SP (1970), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Economia pela Universidade deSão Paulo (1983) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo.
Manuel Enriquez Garcia possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1970) , mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Fea Usp (1970) e doutorado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Fea Usp (1978) . Atualmente é Professor Doutor daUniversidade de São Paulo e Coordenador de estágio supervisionado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.
Logo no início do capítulo, após a conceituação da macroeconomia, os autores deixam claro que não há contraste entre micro e macroeconomia, uma vez que a primeira estuda o comportamento das unidades econômicas individuais ede mercados específicos, levando-se em consideração a hipótese de coeteris paribus, enquanto a macroeconomia estuda o nível dos preços ignorando as mudanças de preços relativos dos bens das diferentes indústrias.
Assim sendo, ao tratar da evolução da economia como um todo, a macroeconomia analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos nacionais tendo oProduto Interno Bruto (PIB) como exemplo, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços que são representados pela inflação ou deflação, emprego o desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Sendo, as duas ultimas taxas de juros e de câmbio definidos pelo ponto de equilíbrio ente oferta e demanda.
É necessário salientar que taisagregados macroeconômicos podem ser divididos em grupos de análises de longo e curto prazo. Sendo a renda e produtos nacionais, emprego e desemprego análises de longo prazo; e os demais, agrupados em análise de curto prazo.
As vantagens e desvantagens do enfoque agregativo macroeconômico são respectivamente: a omissão dos fatores específicos importantes como o comportamento diferenciado das variaçõesde preços de produtos relevantes e a relação entre os grandes agregados que representam um importante instrumento para a política e a programação econômica.
Levando todo o exposto contido na introdução em consideração, os autores expuseram as metas de política macroeconômica e em seguida as conceituaram, afirmando de modo geral que as políticas macroeconômicas têm como meta alcançar um ou maisdos seguintes objetivos: Alto nível de emprego; Estabilidade de preços – inflação; Distribuição eqüitativa da renda; Crescimento econômico – per capita ou produto nacional per capita.
A meu ver é coerente as seguintes observações a respeito das metas de política macroeconômica: primeiramente, quem analisa tais metas é o Estado, tendo em vista que ele é quem zela pela sociedade e, portanto ele é oúnico que tem autonomia para intervir. Uma vez que um objetivo é alcançado ele implica na obtenção de outra meta, como por exemplo, ao atingir um alto nível de empregos por conseqüência teríamos um dado crescimento econômico ao passo que ao atingir estabilidade de preços, através do controle da inflação, teríamos uma distribuição de renda socialmente justa. Ou seja, ao alcançar uma metateríamos outro objetivo atingido por conseqüência, pois eles são interligados, como em uma reação em cadeia. E por ultimo julgo pertinente fazer a seguinte exemplificação, utilizando o atual governo da presidenta Dilma Rousseff que tem como foco primeiramente atingir um alto nível de empregos, que por sua vez traria um crescimento econômico para o país, que por conseqüência traria uma distribuição de...
tracking img