Higiene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A indústria sempre teve associada a vertente humana, nem sempre tratada como sua componente preponderante.


Até meados do século 20, as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante a produtividade, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo à morte dos trabalhadores. Para tal contribuíam dois factores, uma mentalidade em que ovalor da vida humana era pouco mais que desprezível e uma total ausência por parte dos Estados de leis que protegessem o trabalhador.


Apenas a partir da década de 50 / 60, surgem as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em actividades devidamente adequadas às suas capacidades.


Actualmente em Portugal existe legislação que permite uma protecção eficaz de quemintegra actividades industriais, ou outras, devendo a sua aplicação ser entendida como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as Empresas e os Trabalhadores na salvaguarda dos aspectos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho.


Na actualidade, em que certificações de Sistemas de Garantia da Qualidade e Ambientais ganham tanta importância, asmedidas relativas à Higiene e Segurança no Trabalho tardam em ser implementados pelo que o despertar de consciências é fundamental.


É precisamente este o objectivo principal deste trabalho, o de sensibilizar para as questões da Higiene e Segurança no Trabalho.


























Desenvolvimento


Higiene e Saúde são dois temas intimamenteligados: pode-se, seguramente, afirmar que não existindo higiene, facilmente resultará num problema de saúde. Este facto é conhecido de todos: a informação existe, a educação nesse sentido também; no entanto, continuam-se a verificar casos, em número significativo, de situações de visível falta de higiene. Segundo estudos, muitas pessoas falham nas mais básicas regras de higiene: como, porexemplo, lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, sempre que se manuseiam alimentos. É precisamente na cozinha que se registam a maior contaminação bactérica que é 100 000 vezes mais importante do que na casa de banho, contrariamente à ideia generalizada.
Fala-se cada vez mais em higiene alimentar.
A higiene da casa é, de igual forma, importante: na Europa, segundo umestudo, o lar é o local onde se passa 75% do tempo. É, por conseguinte, fundamental manter tudo limpo, arrumado e arejado, principalmente em situações onde existem animais domésticos ou/e pessoas doentes.
Em suma, torna-se pertinente abordar este tema e tomar verdadeira consciência da importância de uma boa higiene pessoal, doméstica e em qualquer situação.
A higiene e a segurança sãoduas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.


Segundo a O.M.S.-Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença eenfermidade ".


A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).


O conjunto de elementos que temos ànossa volta, tais como as edificações, os equipamentos, os móveis, as condições de temperatura, de pressão, a humidade do ar, a iluminação, a organização, a limpeza e as próprias pessoas, fazem parte das condições de trabalho e constituem assim o que se designa por ambiente.


Nos locais de trabalho, a combinação de alguns desses elementos gera produtos e serviços. A todo esse conjunto de...
tracking img