Guia de como elaborar um projeto de documentário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia de como elaborar um Projeto de Documentário*


Prof. Dr. Cássio Tomaim
Departamento de Ciências da Comunicação
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Cesnors



Este guia foi pensado exclusivamente para atender às necessidades da disciplina Laboratório de Telejornalismo III, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Cesnors), que tem como objetivo arealização de um vídeo documentário.


Introdução

Qualquer projeto de documentário começa com uma boa e ampla pesquisa sobre o assunto a ser abordado. As idéias para um documentário só começam a ganhar corpo quando são colocadas no papel. Por isto a importância do documentarista elaborar com cuidado o seu projeto, pois é nele que toda a equipe irá se apoiar na hora da produção. É nele queestarão informações sobre a idéia do vídeo, como iremos usar a(s) câmera(s) e equipamentos em geral, quem são nossos personagens sociais, o que eles têm a ver com a história que iremos contar, como pretendemos nos relacionar com estes personagens etc. Por fim, são estas e outras tantas questões que irão nos ajudar a formatar o nosso documentário.


Projetando um documentário

Então, umprojeto de documentário deve conter os seguintes itens:

1. Sinopse

Deve ser descrita a idéia original do vídeo, aquela que irá ser traduzida em um projeto audiovisual. Do que se trata o documentário? O que será abordado? Veja que a preocupação é descrever do que se trata o documentário e não como será abordado pelo diretor. Isto é em outro item. Por exemplo, o filme Tiros em Columbine , deMichael Moore, retrata o fascínio que os norte-americanos têm por armas de fogo, tendo como gancho o atentado no colégio Columbine em que dois adolescentes assassinaram 14 estudantes e um professor. No máximo 6 linhas.


2. Argumento

É a apresentação da temática que será tratada no documentário. É o espaço que o roteirista tem para apresentar os principais dados levantados pela pesquisa emrelação ao tema proposto. É a hora de defender a idéia do documentário, dar argumentos (históricos, sociais, econômicos, culturais, políticos etc) que justifiquem a importância de transformar aquele tema em um produto audiovisual. No máximo 1 página.


3. A Proposta

Descrever a proposta formal do vídeo. Que documentário estamos propondo? Veja que não se trata de apresentar o tema ou a suaimportância, isto já foi feito nos itens anteriores, é preciso que agora o roteirista trabalhe a idéia do documentário. A quê este documentário se pretende? Quais os objetivos com este documentário em relação à temática abordada? Mostrar, discutir, debater, focalizar, explorar, promover, questionar, etc. são algumas das palavras-chaves que nos ajudam na hora de escrever a proposta. Sempre existe umpor quê em fazer um documentário. Qual é o seu? Em geral, o que motiva um documentarista é a oportunidade de conhecer, de ter um contato com uma realidade diferente da sua. É deste contato com o outro que nasce o documentário. Então, cabe ao roteirista traduzir as intenções do diretor com a realização do documentário. No máximo 1 página.

Para exemplificar podemos citar o filme Babilônia 2000,de Eduardo Coutinho. O diretor e sua equipe sobem o morro Babilônia, no Rio de Janeiro, com a proposta de registrar o cotidiano de alguns moradores do local na véspera da virada do ano 1999/2000. O documentário procura mostrar que, apesar daquelas pessoas humildes se envolverem com o festejo da virada do século, este rito de passagem muda muito pouco a vida delas. O filme busca uma resposta apergunta: o que estas pessoas podem esperar do novo século que se inicia?

Neste item, o roteirista pode apontar documentários ou outras referências que se assemelham a proposta evidenciada.


4. Descrição do(s) Objeto(s)

Se fazer documentário é objetivar a realidade, isto nos leva a definir qual(is) o(s) nosso(s) objeto(s) que merece(m) ser retratado(s). Neste caso, os objetos para um...
tracking img