Tica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:


Educação escolar para todos.


Introdução.

Você concorda com a importância das diferenças para o crescimento pessoal e para a constituição do ser humano?
Pela educação é possível transformar as coisas, as pessoas e o mundo. Pensando nessa metamorfose que a educação proporciona é que estamos envolvidos com o processo da inclusão. Ensinar, de aprender, e, sobretudo, de conviver.Vamos refletir um pouco sobre a educação, escola e o seu cotidiano.
Certos de que nossas idéias e verdades não são definitivas, acreditamos na necessidade de (re) aprender constantemente por meio de nossas ações, sejam elas individuais ou coletivas.

Diversidade Humana e seus reflexos na educação.

Vamos retrata estudiosos antigos, desenvolvendo diferentes formas de conhecimento sobre si esobre a vida, a riqueza que existe na diversidade de idéias, de concepções e de pensamentos no mundo antigo.
A socialização do conhecimento é uma necessidade que existe na espécie humana. Desde que o mundo, o homem sente a necessidade da convivência em grupo, seja ela para o crescimento, imitação, aprovação ou a busca de parâmetros, modelos, ou seja, uma “igualdade”.
Segundo carone (apudAQUINO,1998), na cultura ocidental, a noção de igualdade não foi moldada pelos textos jurídicos e públicos,se sim, pelo cristianismo. Em primeiro lugar, o individuo difere do seu criador (Deus) uma relação de desigualdade de poder entre criatura e criador; em segundo lugar, fomos criados como uma espécie animal diferente das outras espécies do mesmo gênero uma relação de desigualdade, manifesta pelasuperioridade da espécie humana sobre as outras espécies humanas. Somos não idênticos e completamente diferentes uns dos outros.
Já a igualdade, de acordo com a legislação, tem como outro sentido. Nos sistemas sociais, com regime político democrático, existe uma forma de igualdade reconhecida nos textos constitucionais: igualdade perante a lei, que afirma que todos os cidadãos são iguais, semdistinção de qualquer natureza, mas reconhecem as desigualdades sociais, pois enfatizam um discurso de erradicação da pobreza, da marginalização, do analfabetismo, entre outras.
O poder se manifesta por meio das divisórias que separam os grupos sociais em termos de classe, etnia, gênero e outros, Essas divisões constituem tanto a origem, quanto o resultado de relação de poder.
Com toda influencia daideologia, da cultura, do poder, da identidade não é possível continuarmos com a concepção ingênua de igualdade entre os homens, quando sabemos que a sociedade humana é caracterizada por uma grande diversidade. É preciso reconhecer que o século XXI marca uma época de incertezas e questionamentos de valores que sustentavam o fazer e o pensar do homem até agora. Contudo, nesse novo tempo, nos,profissionais da educação, necessidade de uma disponibilidade interna para enfrentarmos as inovações, condições que passa a requerer uma postura diferenciada de fazer acontecer a educação, pois a diversidade humano está até hoje evidenciando que não há mais lugares privilegiados para alguns seres humanos e a escola é a instituição que legalmente reflete o colorido do mundo da diferença.
A escola precisaassumir a responsabilidade de trabalhar pela superação das dificuldades da criança, com respeito á diversidade, e, também, buscar incluir os diferentes no contexto regular de ensino.
É importante ressaltar que essa visão de que a escola deve trabalhar com as diferentes é uma visão que foi conquistada e que teve todo um percurso histórico construído passo a passo, por pessoas que aderiram essaconcepção, e também por pessoas que ainda vivem na pele a discriminação e o preconceito.
Algumas culturas discriminam pessoas com deficiências e outras adotam a pratica de interná-las em instituições de caridade, junto com doentes e idosos. Preparava-se para sua inserção na sociedade. (SASSAKI,1997).
Pense em uma criança que nasceu com problemas físicos, relacionados a locomoção. Sua família, ao...
tracking img