Higiene industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIGIENE INDUSTRIAL HIGIENE OCUPACIONAL HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE INDUSTRIAL

É a ciência que tem como objetivo antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ou agentes do ambiente de trabalho, que podem causar danos à saúde do trabalhador.

HIGIENE OCUPACIONAL
É uma ciência voltada à prevenção de riscos à saúde oriundos do ambiente ou atividade profissional, e de váriasoutras ciências para atingir seu objetivo. A exposição profissional a um dado agente pode levar ao aparecimento de uma doença que pode não ser considerada profissional e até mesmo não receber cuidados médicos.

O Higienista não deve preocupar-se somente com doença graves, mas também com pequenos desvios de saúde e do bem estar, não somente do trabalhador, mas também de toda a comunidade na quala empresa e trabalhador estão inseridos.

Princípio de Atuação
• Antecipação – identificar os potenciais de riscos e perigos à saúde, antes que um determinado processo industrial seja implementado ou modificado, ou que novos agentes geradores de riscos sejam introduzidos no ambiente de trabalho. • Reconhecimento – análise e observação do ambiente de trabalho a fim de identificarmos os agentesexistentes, os potenciais de riscos a eles associados e qual a prioridade de avaliação ou controle existe neste ambiente. • Avaliação – Designa principalmente as medições e monitorizações que serão conduzidas no ambiente de trabalho. • Controle – Está associado a minimização ou eliminação dos potenciais de exposição, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.

O QUE ÉRISCO E O QUE É PERIGO?

O QUE É RISCO E O QUE É PERIGO?
PERIGO Situação ou fonte potencial de dano em termos de acidentes pessoais, doenças, danos materiais e ao meio ambiente de trabalho, ou a combinação dos mesmos

RISCO Combinação da probabilidade e gravidade (Conseqüência) de um determinado evento (perigo) ocorrer.

(ACGIH)  (American Conference Governmental Industrial Hygienists Toxicologia
• Toxicologia – É a ciência que lida com as propriedades tóxicas das substâncias. • Toxicidade – É a capacidade de uma substância produzir efeitos indesejáveis por alcançar certos órgãos do corpo, a determinadas concentrações. • Dose Letal – Dose de uma substância capaz de causar morte da metade de uma população de animais de laboratório, pela exposição por outra via que não inalatória.• Concentração Letal – Concentração no ar capaz de causar a morte da metade de uma população de animais numa duração de tempo determinada.

Toxicologia
• Relação Dose-Resposta – Produto da concentração (C) do agente pela duração de tempo (T) da exposição ao mesmo. • Vias de Penetração – As principais vias de penetração dos agentes químicos no organismo são: - Respiratórias; - Cutânea; -Digestiva. • Tipos de Intoxicações – As intoxicações podem ser: • Agudas: podem provocar alterações profundas no organismo em curto espaço de tempo, por exposição a altas concentrações. • Crônicas: podem produzir danos consideráveis ao organismo, porém a longo prazo, por exposições contínuas a baixos níveis de concentração.

Toxicologia
Tipos de Agentes Tóxicos:
A classificação dos agentes tóxicossegundo a ação sobre o organismo. Irritantes: devido a uma ação química ou corrosiva, têm a propriedade de produzir inflamação nos tecidos com os quais entram em contato. Atuam principalmente nas mucosas das vias respiratórias, conjuntiva ocular, etc. Ex.: amoniaco, cloro, ácido sulfúrico.

Asfixiantes: estas podem ser de dois tipos: - Simples: não interferem nas funções do organismo, masreduzem a concentração de oxigênio no ar. Ex.: nitrogênio. - Químicos: interferem no processo de absorção de oxigênio no sangue ou nos tecidos. Ex.: monóxido de carbono.

Toxicologia
Tipos de Agentes Tóxicos:
Classificação dos agentes tóxicos segundo a ação sobre o organismo.

Narcóticos: ação depressiva sobre o sistema nervoso central, produzindo efeito anestésico, após terem sido absorvidos...
tracking img