Higiene em lactentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
RESUMO

Higiene é o conjunto de medidas ou regras que visam a conservação da saúde individual ou colectiva, assegurando a prevenção de várias doenças. Os lactentes devido a sua natureza imunológica estão susceptíveis a variadíssimas doenças sobretudo em zonas rurais e suburbanas, onde a exposição a agentes patogénicos é maior.
Foi feito umestudo descritivo tranversal sobre factores de risco, prevenção e controle do lactente (doenças preveníveis por falta de higiene) utilizou-se um universo constituído por todas as mães com filhos lactentes no banco de urgências do Hospital Municipal da Samba. A amostra foi por conveniência de 30 mães com filhos lactentes no banco de urgências no Hospital Municipal da Samba.
Em nossa pesquisaprocuramos acima de tudo avaliar o nível de conhecimento que as mães têm em relação aos cuidados higiénicos para com os lactentes, visto ser um grupo frágil e que a falta de cuidados acarreta consigo inúmeras consequências, como é o caso das doenças diarreicas que é considerada uma das principais causas de morbimortalidade em nosso país. Constatamos que a maior parte das mães têm conhecimentosrazoavelmente aceitáveis em relação aos cuidados higiénicos para com os lactentes, e apenas a minoria revelou falta de conhecimento em relação aos cuidados, o que por sua vez está associado ao grau de escolaridade das mesmas, que constatamos ser em alguns casos baixo, tendo como consequência mães com fraca habilidade de leitura, escrita, compreensão e resolução de problemas.

PALAVRAS-CHAVE: Higiene,Lactentes, Conhecimento, Cuidados Higiénicos.

-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO

A higiene é o conjunto de regras, técnicas e procedimentos não clínicos, que visam prevenir doenças e promover a saúde do indivíduo e da comunidade. A higienização deficiente acarreta consigo vários transtornos a saúde. As crianças que são o grupo maioritário no nosso país, devido aimaturidade imunológica, cuidados higiénicos inadequados e o defice de saneamento básico têm sido alvo de muitas moléstias, sobretudo em países em vias de desenvolvimento, em que a falta de condicões sanitárias adequadas é comum. (Organização Mundial da Saúde, Estratégia de cooperação, 2009)

Pertencentes a este grupo, encontramos os lactentes que segundo a OMS são crianças com idade ou faixa etáriacompreendida entre o primeiro e os 24 meses de vida. Existem controvérsias no que toca a definição deste mesmo grupo, há autores que definem como a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes) definem lactentes como crianças dos 0 aos 12 meses. No entanto, a definição aceite na maioria dos países inclusive Angola, é a da OMS por causa do incentivo da amamentação até oas2 anos de vida. (Dr. Marco Antonio Cardoso de Resende; REPLICA: Anestesia venosa total (AVT) em lactente com doença de Werdnig-Hoffmann. Relato de caso, 2010)
São doenças resultantes da higienização deficiente as seguintes: as doenças diarréicas agudas, as doenças exantémicas, doenças respiratórias agudas, as parasitoses, , as infecções do trato urinário.

Das 32 milhões de crianças Africanasnascidas no 2008, mais de 20 milhões nascem em famílias sem acesso ao saneamento básico e cerca de 11 milhões nascem em famílias sem água potável. 88% de mortes de crianças com menos de cinco anos de idade causadas por doenças diarreicas, são atribuídas à água de consumo humano não potável, ao saneamento inadequado e comportamentos de higiene inapropriados, anualmente isto leva a vida de cerca de600,000 crianças em Africa. (Unicef, Formulando um futuro saudável para as crianças em África, 2010)

A maior causa de morbimortalidade em lactentes em Angola é provocada pela Malária, mas outro “grande” número das mesmas são causadas pelas doenças diarréicas agudas. No relatório apresentado em Genebra pela OMS em colaboração com a Unicef, estima-se que morram anualmente em Angola devido a...
tracking img