Hidroterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidroterapia: Benefícios do tratamento através da água,
A hidroterapia é um poderoso agente de recuperação e conservação da saúde. Ela utiliza os três estados da água (sólido, líquido e gasoso), e suas variações de temperatura para prevenir e curar enfermidades.
Quanto maior for a variação, acima ou abaixo da temperatura do corpo, mais intenso será o efeito fisiológico produzido.
“Otratamento pela água, sábia e habilidosamente aplicado, pode ser o meio de salvar muitas vidas. Una-se o diligente estudo com tratamentos cuidadosos. Sejam feitas orações de fé ao lado da cama dos enfermos. Que estes sejam encorajados a clamar para si as promessas de Deus.” Medicina e Salvação, p. 227
A água desempenha um papel altamente relevante no metabolismo. É o elemento essencial para a purificaçãointerna do corpo. Ela dissolve impurezas e as elimina, dá vitalidade e equilíbrio ao sistema nervoso e regulariza todo o organismo.
“A aplicação externa da água é um dos mais fáceis e mais satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tônico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como osneutros acalmam os nervos e equilibram a circulação.” A Ciência do Bom Viver, p. 237.
“As coisas da natureza são bênçãos de Deus, providas para comunicar saúde ao corpo, è mente e à alma. São elas dadas aos sãos, para conservá-los com boa saúde, e aos doentes para torná-los sãos. Associadas ao tratamento por água, são elas mais eficazes na restauração da saúde do que toda a medicação de drogas domundo.” A Ciência do Bom Viver, p. 169
Muitas enfermidades se originam no intestino e, portanto, é comum encontrar um estado contínuo de congestão interna, inflamação e fermentação. Durante os banhos em que o abdômen encontra-se imerso em água fria, produz-se uma reação entre o frio exterior e o grande calor interno. O contato da água provoca refluxo de sangue para as extremidades. Os órgãos deevacuação natural ficam libertos da sobrecarga de sangue e sua atividade diminui. A baixa temperatura da água pura faz penetrar no organismo o seu frescor, dando-lhe novo vigor, energia, proporcionando melhora no estado geral da saúde.
A espinha dorsal está na parte final da medula espinhal. Durante o banho, a base da medula espinhal está imersa na água. A medula absorve a temperatura da água etransmite a todo o sistema nervoso, dando-lhe vida, energia e força. Atuando sobre a medula espinhal, a água do banho age sobre o cérebro, centro das faculdades intelectuais, do pensamento e da vontade, e sobre os nervos cranianos.
“Há muitas maneiras pelas quais a água pode ser aplicada para aliviar o sofrimento e combater a doença, Todos devem se tornar entendidos no emprego da mesma, nos simplestratamentos domésticos. As mães, especialmente, devem saber tratar de sua família, tanto na saúde como na enfermidade.” A Ciência do Bom Viver, p. 237.
O corpo é bem sensível à mudança de temperatura. A hidroterapia pode ser utilizada para:
Locomover o sangue de uma parte do corpo para a outra (Ex.: escalda-pés).
Aliviar a congestão.
Aumentar a circulação (geral e das áreas específicas).Estimular o sistema imunológico (multiplicam-se as células brancas e tornam-se mais ativas).
Aumentar a temperatura do corpo.
Auxiliar na remoção de calor do organismo em caso de febre.
Ajudar na remoção das toxinas do organismo (suor).
Promover relaxamento e descanso.
Aliviar dores.
Abrir as vias aéreas.
Promover cura rápida dos tecidos.
Efeitos fisiológicos de frio e calor em tratamentoshidroterápicos
Calor
Aumenta a circulação.
Aumenta a reação inflamatória.
Aumenta a produção de edemas.
Aumenta a hemorragia.
Diminui dores musculares e espasmos.
Diminui a rigidez arterial.
Diminui a pressão nas artérias (pressão alta).

Frio
Reduz a circulação.
Reduz a reação inflamatória.
Reduz a produção de edemas.
Reduz a hemorragia.
Reduz dores musculares e espasmos.
Aumenta a...
tracking img