Hidroterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.
O Fisioterapeuta é o profissional que está devidamente autorizado por lei a utilizar os princípiosfísicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos.
Utilizar piscinas de água quente com finalidade de reabilitação vem de muito tempo atrás na história. Acredita-se que os Egípcios usaram os banhos com finalidade terapêutica na história ao redor de 2000 AC. O banho mineral ou SPA existe ha muito tempo em Merano, Itália. Onde existem evidências do usoorganizado das fontes desde 5000 anos atrás.
A Hidroterapia pode ser reconhecida como: fisioterapia aquática, hidrocinesioterapia, piscina terapêutica, aquaterapia, terapia física aquática entre outras denominações.
A hidroterapia foi desenvolvendo-se até a atualidade e hoje apresenta um nível técnico de desenvolvimento comparado a grandes técnicas de cura e reabilitação. Hoje a hidroterapia é voltadaquase exclusivamente a piscina terapêutico sendo o sinônimo da modalidade.
A cada dia o reconhecimento da Hidroterapia é maior por parte da classe médica e a conduta de prescrever sessões com intuito de reabilitação cresce paralelamente ao reconhecimento dos pacientes que, relatam um reestabelecimento de sua condição física de forma mais acelerada, em alguns casos.
A forma mais comum dehidroterapia é o atendimento individual objetivando que, os princípios físicos da água, juntamente com movimentos específicos, alcancem um alto índice de sucesso no tratamento.
Nesta forma de terapia, a água ajuda os pacientes a realizarem seus exercícios mais facilmente do que em terra. Isso ocorre porque, o peso do paciente fica reduzido quando submerso em água. Pessoas com problemas como dores nasarticulações são capazes de melhor executar os exercícios na água por causa da redução do peso, eles podem mover seus membros sem dor e com menor esforço.
Os pacientes que estão acima do peso, aqueles que sofrem de dor crônica e aquelas com problemas ortopédicos irão veneficiar-se com a reabilitação aquática.
A resistência natural da água auxilia no exercício promovendo uma reabilitação prazerosa esem dor. Quando os exercícios são realizados na água, as pessoas com fraturas fortalecem rapidamente sua musculatura, enquanto que pacientes com artrite movem seus membros com mais facilidade. Também não há necessidade de se preocupar com a pressão sobre as áreas afetadas. Os exercícios, quando realizado sob a água não apenas ajudam no tratamento, mas também ajudam os pacientes a recuperar muitomais rápido.


















2. TECNOLOGIAS ASSOCIADAS AO TRATAMENTO DE HIDROTERAPIA


2.1. PISCINA

De acordo com Moschetti (2000), as piscinas podem ser planejadas para multiuso, sendo maiores (22,3 m de comprimento e 13,5 m de largura) ou para atendimento individualizado, que seria numa piscina tipo tanque (até 3 por 3 m). A temperatura ideal para a piscina maioroscila entre 27º e 29ºC e a menor entre 33º e 34º C.
A rampa que dá acesso à cadeira de rodas é necessária, assim como escadas internas com os degraus baixos e corrimões bilaterais para a segurança do usuário. (O banco longo localizado ao lado da escada com hidrojatos posicionados em alturas variadas para massagear os diversos seguimentos corporais) coluna, ombros, joelhos) são utilizados. Oscorrimões também são colocados ao longo das áreas delimitadas pela parede da piscina. Os tipos de elevadores são: hidráulico, elétrico, mecânico e pneumático e podem ser utilizados para facilitar o acesso do paciente à piscina.
A profundidade da piscina varia entre 1,05 m e 1,35 m é ideal para grande parte dos tipos de terapia (piscina tipo “tanque”). Entretanto, a profundidade de 2,10 m pode ser...
tracking img