Governo marechal deodoro da fonseca e floriano peixoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO MARECHAL DEODORO DA FONSECA
Proclama a republica em 15 de novembro de 1889.
Tem como aliados os liberais que apoiavam o movimento republicano.
Ele foi responsável pelo rompimento com a monarquia ao dissociar o Estado da Igreja, renovar os cargos políticos e, inclusive, reformular o Código Penal. Criou o registro civil de nascimento e casamento, que antes ficava a cargo da Igreja.
Seugoverno provisório dura de 15-11-1889 a fevereiro-1891 convoca-se uma assembleia constituinte, justamente para legitimar o poder.
1891 foi promulgada a primeira constituição.
Renuncia o cargo em 23 de novembro de 1891 com ameaça de um bombardeiro na Baia de Guanabara.
Do fim da monarquia proclamação da republica:
As dúvidas que giram em torno da republica, atingia o modelo a qual ela iráseguir para o seu desenvolvimento. Desde 1870, a elite politica, vislumbrando a república, seguia o mesmo processo ideológico dos demais países americanos, o afastamento da Europa. Já em 1890 havia duas correntes, uma favorável ao modelo norte americano e outra contra. Conceitos raciais eram usados como base para esse impasse. A aproximação dos Estados Unidos já vinha ocorrendo desde 1887, através docomércio, mesmo com a monarquia sendo relutante em manter relações profundas com países americanos, esse era um dos maiores exportadores de café. A imprensa norte americana defendia a união comercial dos países americanos, usando a expressão Pan – americanismo, mas essa era somente uma forma de se quebrar a hegemonia britânica no comercio. Em outubro de 1889, realizava em Washington a ConferênciaInteramericana, que reunia os países americanos interessados em debater questões com o objetivo de promover o comércio multilateral e consolidar princípios do Direito internacional. Logo após as primeiras discussões a delegação brasileira recebeu um telegrama anunciando a proclamação da república, se tornando o centro das atenções.
Diretrizes republicanas no Brasil:
República é definida como umaorganização Política de um estado, com vista a servir á coisa pública, ao interesse comum, além de ter no seu gene um principio inclusivo que traz a população à cidadania. Por essa definição podemos deduzir que a república proclamada por marechal Deodoro era uma República sem Republicanos.
As estruturas econômicas:
A agricultura tem como principal papel econômico com a exportação dos produtosagrícolas. Predomínio e hegemonia da burguesia do café no plano interno e sua dependência do capitalismo internacional no plano externo. Papel esse que era emitido pelos bancos, em título de dividas público.
Os efeitos causados pelo papel moeda, não foram os esperados por seus idealizadores, seu saldo no final das contas foi negativo. Tendo em vista que essa política contribuiu com as especulaçõesda bolsa de valores com empresas fantasma, diminuiu o saldo comercial, além da desvalorização da moeda nacional e o aumento da dívida externa. O resultado dessa salada foi uma inflação incontrolável.
As crises:
Com a criação do papel moeda e o incentivo para o empréstimo, foge do controle do governo a situação financeira, causando aumento na inflação e na divida que o país já possuía em períodomonárquico. O encilhamento foi um tipo de governo criado por Rui Barbosa (Ministro da fazenda) que tratou de criar o papel moeda, com o intuito de incentivar o crescimento na Indústria e realizar o pagamento aos assalariados.
As estruturas políticas:
Deodoro da Fonseca, com o seu estilo autoritário militar, tem como objetivo criar os estados unidos do Brasil em moldes do modelo americano.Constituído os três poderes para a administração do governo do país: Poder executivo, poder legislativo e poder judiciário.
Os ministros:
Deodoro da Fonseca nomeia então para ministros de seu governo republicanos que eram historicamente renomados e liberais da monarquio O ministério do governo de Deodoro da Fonseca era composto por sete ministros:
Do interior - Aristides da Silveira Lobo
Relação...
tracking img