Copiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
URINA
1. INTRODUÇÃO
A urina1 é uma das principais vias de excreção do organismo e o exame dela pode oferecer informações importantes sobre o estado fisiológico2 do organismo, sobre a presença ea evolução de muitas doenças sistêmicas, sobre a avalição de certos tratamentos e sobre o estado funcional dos rins3. O exame de urina4 é um dos exames complementares coadjuvantes mais utilizados naclínica. A análise da urina1 pode ser feita quanto à quantidade; densidade; pH; aspecto físico (cor, transparência, cheiro, etc.); presença ou não de elementos e sedimentos anormais e de germes;composição bioquímica e pesquisa microscópica.
Muitas substâncias são encontradas regularmente na urina1, em taxas fisiológicas5 normais, mas podem estar aumentadas em determinadas condições patológicas,entre as quais se conta a glicose6, a ureia7, a creatinina8, o ácido úrico, o sódio, o cloreto, o potássio, o cálcio, o magnésio, a amônia, o fosfato e o sulfato.
A urina fornece informações sobremuitas das principais funções metabólicas do organismo. Genericamente, a urina é constituída por uréia e outras substâncias químicas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água. Podem ocorrer grandesvariações na concentração dessas substâncias, devida á influência de fatores como a ingestão alimentar, atividade física, o metabolismo orgânico, a função endócrina e até mesmo a posição do corpo.A uréia, resíduo metabólico produzida no fígado a partir da utilização de proteínas e aminoácidos, representa quase metade dos corpos sólidos dissolvidos na urina. Outras substâncias orgânicas sãoprincipalmente creatinina e ácido úrico. O principal componente inorgânico dissolvido na urina é o cloreto, seguido pelo sódio e potássio. Estão presentes em quantidade menor outros componentesinorgânicos. A concentração desses compostos inorgânicos é influenciada pela ingestão alimentar, o que dificulta o estabelecimento de níveis normais. Outras substâncias encontradas são hormônios, vitaminas...
tracking img