Hereditariedade/ meio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Hereditariedade/ Meio

    Em torno da psicologia evolutiva foram aparecendo inúmeras controvérsias praticamente desde o aparecimento desta disciplina.
    Inicialmente não era bem aceite que agenética poderia ter influência sobre o comportamento individual de cada um. No entanto essa ideia foi mudando até chegar ao ponto em que certos modelos, como o modelo ecológico, amplificaram a suaproposta inicial e passou a considerar as possíveis influências que a genética poderia ter sobre o individuo.

  O perfil maturativo dos seres humanos

* Jacob (1970) propôs uma distinção entreo "fechado" e o "aberto" no código genético. O fechado é o que nos caracteriza como seres humanos, como o facto de possuirmos um sistema respiratório. O desenvolvimento psicológico dá mais importânciaà existência de um calendário maturativo que determina o aparecimento gradual das capacidades. O referido calendário prevê o envelhecimento e uma série de factos biológicos que têm influência sobreas capacidades psicológicas.
* A filogênese determina que como nascemos muito imaturos, a parte mais importante do nosso desenvolvimento vai acontecer em contacto com o ambiente. No entanto aespécie não pode correr o risco de alguns ambientes ensinar a andar e outros não, por conseguinte os planos desse calendário vão ser executados mesmo em ambientes mais desfavoráveis. O ambiente pode exercerinfluência em relação ao momento em que as capacidades que nos distinguem como humanos se manifestem, mas não pode decidir se vai aparecer ou não. A parte aberta do nosso código genéticorelaciona~se  que o calendário maturativo nos coloca numa "plataforma de lançamento" sem determinar qual será a nossa trajectória. Essa plataforma de lançamento relaciona-se com a capacidade para aprender a falare com um certo calendário que determina a sequência de aquisição de linguagem.
* O conceito de canalização (McCall,1981) é útil para nos referirmos à parte fechada do código genético que está...
tracking img