Herditariedade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Bartolomeu Dias
2011
Hereditariedade Humana
Aluno Nº9 Turma A 9ºAno
Bruno Dinis





|
|

Conteúdo Teórico
1) Objectivo
Neste trabalho pretendo:
* Aprender mais sobre as características hereditárias da minha família.
* Aprofundar os meus conhecimentos sobre a hereditariedade, sobreas características hereditárias e sobre Mendel.
2)
A transmissão de características hereditárias acontece através de genes que são transmitidos dos pais para os filhos ao longo das gerações.
Em genética, hereditariedade é o agregado de decursos biológicos que certificam que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da procriação. A informação genética é transmitidaatravés dos genes, porções de informação retida no ADN.
O papel de Gregor Mendel foi muito relevante para o estudo da hereditariedade, pois os conhecimentos por ele divulgados nos seus livros foram cruciais para de futuro se poder retomar o estudo da hereditariedade. Este racionando com plantas e manipulando cruzamentos pode-nos ajudar a compreender a transmissão dos genes. Mendel descobriu que atravésdo cruzamento de espécies de plantas com as ervilheiras elas transmitiam características hereditárias como o tamanho do caule. O cientista observou que as diferentes descendências, para os diferentes caracteres escolhidos, eram sempre genuínas, isto é, não apresentavam modificações ao longo das gerações. Por exemplo, a descendência que apresentava sementes da cor vermelha produziam descendentesdessa mesma cor. O mesmo ocorre com as ervilhas com sementes verdes. Mendel introduziu também as probabilidades no estudo da hereditariedade, com os quadros mendelianos, e criou 2 leis: Lei da Segregação e a lei Segregação independente.
Em suma Mendel foi considerado o “pai” da hereditariedade pelo legado que nos deixou nesta ciência (biologia) e foi um investigador pioneiro e exepcional.
3)
Omaterial genético encontra-se no núcleo da célula. Lá encontramos moléculas de ADN, e são essas moléculas de ADN (Ácido desoxirribonucleico) que contém a informação genética relativamente ao ser vivo. O Cariótipo humano contem 23 pares de cromossomas fazendo um total de 46 cromossomas em todas as células somáticas. Nas células sexuais existem apenas metade dos cromossomas (23 cromossomas), a outrametade dos cromossomas provem das células sexuais do sexo contrário. Então depois da fecundação o ovo tem já 23 pares de cromossomas, porque no momento da fecundação os cromossomas unem-se formando então o Cariótipo humano. Cariótipo é o conjunto de cromossomas de uma célula caracterizado pelo número, forma e tamanho desses cromossomas. Todas estas características são passadas de geração emgeração através da transmissão de genes dos progenitores para os descendentes, e quando na fecundação se unem os 23 cromossomas masculinos e femininos, e uma das primeiras características que ficam logo definidas é o sexo do ser.

Ilustração 1- Constituição de uma célula Somática Ilustração 2-Cromossoma

Ilustração 3- Cariótipo Humano masculino

4)
O ADN está contido noscromossomas. Dai dizermos que se passam características de pais para filhos, porque a informação genética que esta presente no ADN de cada célula sexual é passada para os filhos, resultando dessa passagem os caracteres Hereditários.
Um cromossoma é uma estrutura celular geralmente filamentosa onde existe ADN.
O ADN (Ácido desoxirribonucleico) é uma molécula longa, enrolada em hélice que é sede dainformação genética dos indivíduos. E utilizado em casos muito pontuais como fazer teste paternidade, e é utilizado pela policia para apanhar criminosos que deixaram no local do crime partículas pois através das quais podemos analisar o ADN, como os cabelos, pois neles existem células somáticas Os genes são uma unidade informação genética que corresponde a uma porção da molécula de ADN.

5)
O...
tracking img