As tecnicas e instrumentos do assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As técnicas e Instrumentos do Assistente Social

Gilceli Sousa Farias
Professora: Adriane Gorettdo Carmo
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Bacharelado Em Serviço Social (SES0068)-Estratégias e técnicas e instrumentos da ação profissional II15/12/11

Resumo
Este resumo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a pratica profissional do assistente social,reconhecendo suas dimensões, com objetivo de situar a instrumentalidade do serviço social bem como seu arsenal técnico-operativo. Em seguida, serão apresentados, alguns dos principais instrumentos detrabalho utilizados pelos assistentes sociais no exercício da prática profissional.

Palavras-chaves: Instrumentalidades e técnicas do assistente social1introdução

O tema instrumentalidade no exercício do serviço social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir no profissional,através dos quais os assistentes sociais podem objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos.
Para que o profissional de assistência social esteja realmente preparadopara o cotidiano da profissão, é preciso que, este profissional saiba aplicar seu conhecimento teórico na construção de soluções para problemas sociais realmente existentes.
E neste diapasão-teoriae prática- que surgem os instrumentos teóricos metodológicos que auxiliam o profissional a praticar seu ofício. Estes instrumentos podem ser classificados em duas categorias: instrumentos relativos àapreensão da realidade e instrumentos relativos à intervenção na realidade.
Os instrumentos ligados à apreensão da realidade são: visita domiciliar, entrevistas, observações e perícia...
tracking img