Herbicidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais herbicidas recomendados para cultura de soja no preparo convencional e no sistema plantio direto
Acetochlor (Nome comercial: Fist)
É herbicida do grupo químico acetamida cujo mecanismo de ação não é totalmente conhecido, porém sabe-se que envolve inibição da síntese de lipídeos e proteínas (Ahrens, 1994). É recomendado na cultura de soja, em pré-emergência de plantas daninhas e dacultura. No preparo convencional, deve ser aplicado no máximo três dias após a última gradagem, logo após a semeadura, com o solo livre de torrões, de restos culturais e com adequado nível de umidade. É absorvido pelas partes emergentes (coleóptilo, hipocótilo e epicótilo), com translocação aposimplástica. Possui rápido metabolismo em plantas de soja por meio da conjugação com glutationa (GSH).Como sintomas, observa-se que algumas plantas sensíveis não emergem e que aquelas que conseguem emergir apresentam o coleóptilo enrolado e malformado.
Esse herbicida é recomendado em doses de 1,8 a 3,6 kg i.a. ha-1. Controla com eficiência espécies gramíneas e algumas folhas largas, como guanxuma, picão-branco, trapoeraba e caruru. Em solos com matéria orgânica maior que 5% ou com elevadasinfestações de Brachiaria plantaginea, deve-se usar a maior dose. Pode ser associado com metribuzin, exceto em solos arenosos.
O acetochlor apresenta solubilidade em água de 223 ppm, pka = zero, kow = 300 e koc desconhecido. É adsorvido pelos colóides orgânicos e minerais do solo, apresenta baixa lixiviação e residual de 8 a 12 semanas, dependendo da dose utilizada, das condições climáticas e do tipo desolo.

Acifluorfen-sódio (Nomes comerciais: Blazer Sol ou Tackle)
Pertence ao grupo químico difeniléteres, cujo mecanismo de ação é a inibição da enzima PROTOX. O acifluorfen está registrado no Brasil para controlar em pós-emergência espécies folhas largas, em estádios iniciais de desenvolvimento, nas culturas de soja e feijão. É recomendado em pós-emergência das invasoras, no estádio deduas a quatro folhas, com a cultura de soja apresentando mais de um trifólio. Deve ser aplicado com as plantas daninhas em adequado estado de vigor vegetativo, evitando-se períodos de estiagem, horas de muito calor e umidade relativa do ar inferior a 60%. Requer duas horas sem ocorrência de chuva após a aplicação, para assegurar a absorção pelas plantas daninhas.
As plantas de soja toleramacifluorfen por meio do metabolismo da molécula. A clivagem da molécula parece ser a principal forma de metabolisação. A adição de adjuvantes aumenta a atividade desse herbicida sobre as plantas daninhas e a toxicidade sobre a cultura. Em doses baixas as folhas jovens de soja podem apresentar bronzeamento e doses elevadas podem causar clorose e necrose, porém não chega a afetar o rendimento.
Osherbicidas desse grupo são absorvidos rapidamente pelos caules e folhas de plantas jovens. Possuem baixa ou nenhuma translocação. Em condições de baixa umidade a absorção é reduzida. Necessitam luz para apresentar máxima atividade, sendo que no escuro apresentam baixa ação. As partes tratadas morrem em dois ou três dias. Devido à baixa translocação é necessário adequada cobertura foliar.
O acifluorfen érecomendado nas doses de 0,17 a 0,51 kg i.a. ha-1, dependendo da marca comercial. Controla grande número de espécies de folhas largas anuais, entre elas Acanthospermum hispidum(carrapicho), Amaranthus hybridus (caruru), Euphorbia heteropylla (leiteiro), Bidens pilosa (picão-preto), Ipomoea grandifolia (corriola), além de outras. Para aumentar o espectro de controle o acifluorfen pode serassociado com bentazon ou sethoxydim. A associação do acifluorfen com inseticidas pode aumentar a toxicidade para a cultura (Ahrens, 1994). Os primeiros sintomas desse herbicida são manchas verde-escuras nas folhas que progridem para necrose em um a dois dias.
Apresenta solubilidade em água de 250.000 ppm, pka = 3,86, kow = 15,6 e koc médio de 113 mL/g de solo. Apresenta adsorção e lixiviação baixa....
tracking img