Herbicidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFICIÊNCIA DE HERBICIDAS APLICADOS EM PRÉ-EMERGÊNCIA NO SISTEMA DE CULTIVO DE SOJA IRRIGADA POR SUBIRRIGAÇÃO EM VÁRZEA TROPICAL
A várzea tropical do Vale do Araguaia é uma fronteira agrícola com características edafoclimáticas específicas no Sul do estado do Tocantins. Durante os meses secos, de maio a setembro, é cultivada soja em sucessão ao arroz irrigado em sistema de agricultura intensiva.O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de herbicidas aplicados em pré-emergência na cultura da soja irrigada por subirrigação e os efeitos na produtividade, em sistema de cultivo convencional. Foram avaliados em sistema de pré-semeadura incorporada os herbicidas trifluralin (1.335 g ha-¹ ) e pendimethalin (1.680 g ha-¹), e em pré-emergência após semeadura da soja o S-metolachlor (2.880g ha-¹), Sulfentrazone (600 g ha-¹ de i.a), Metribuzin (720 g g ha-¹ de i.a), Clomazone (1.250 g ha-¹ de i.a), e Flumetsulan (144 g ha-¹ de i.a), além da testemunha capinada e testemunha sem capina. O tratamento com Clomazone proporcionou maior rendimento de grãos a soja, porém inferior ao resultado da testemunha capinada.

Introdução
O trabalho foi conduzido de junho a outubro de 2011 naFazenda Dois Rios, localizado na Lagoa da Confusão – Tocantins, onde a soja é a terceira cultura de expressão econômica, sendo cultivada com propósito de produção de sementes no período de entressafra (maio-junho), em condições de várzea irrigada, sob regime de subirrigação (elevação do lençol freático), através do sistema de cultivo convencional.
Material e Métodos
A unidade experimental foiconstituída de 11 linhas por 5 metros de comprimento, perfazendo uma área total de 23,1m2 e os tratamentos utilizados foram s-metolachlor (2.880 g ha-¹); sulfentrazone (600 g ha-¹); trifluralin (1.335 g ha-¹); metribuzin (720 g i ha-¹); pendimethalin (1.680 g ha-¹); clomazone (1.250 g ha-¹); flumetsulan (144 g ha-¹); testemunha capinada e testemunha sem capina. Os tratamentos trifluralin ependimethalin foram aplicados na modalidade de pré-plantio incorporado (PPI) e todos os demais em pré-emergência. A aplicação foi realizada no mesmo dia da semeadura da soja.
O preparo da área experimental foi realizado com grade niveladora para corrigir o desnivelamento deixado pela colheita do arroz irrigado realizada em meados de março, ainda com os tabuleiros inundados. Em seguida, foram aplicados ostratamentos trifluralin e pendimethalin e incorporados na faixa de 0-10 cm de profundidade através de grade niveladora de 28’’. O plantio foi realizado em 5 de junho de 2011, e a cultiva utilizada foi M-soy 8866, na população de 25 plantas m-2 e espaçamento de 45 cm entre linhas. A adubação de plantio foi 320 kg ha-1 da formulação 00-28-00, e cobertura com cloreto de potássio aos 10 dias apósplantio de 160 kg ha-1 resultando em doses de 90 e 80 kg ha-1 de P2O5 e K2O, respectivamente.
As aplicações dos tratamentos foram realizadas com pulverizador costal pressurizado com CO2, a pressão constante de 3 lb pol-2, equipado com 3 bicos tipo leque com indução a ar Teejet AI 11002, distanciados entre si em 0,50 m resultando em volume de calda de 165 L ha-1.
Resultados e discussão
As avaliaçõesforam de emergência e desenvolvimento de plantas daninhas aos 5, 12, 21 e 28 dias após a emergência da cultura (DAE), seguindo o método de contagem por amostragem de quadrado de 1 m2 definidos aleatoriamente no interior de cada unidade experimental. Aos 12 DAE foi realizada avaliação de fitotoxicidade. Aos 90 DAE realizou-se avaliação visual de controle de invasoras de acordo com o desempenho decontrole em função das ervas remanescentes. Na mesma época foi coletada a massa seca da parte aérea das ervas, também seguindo o método de amostragem de quadrado de 1 m2 dentro de cada parcela, e colocadas a secar em estufa a 60 ºC até atingirem peso constante. O rendimento de grãos foi avaliado os 105 DAE, sendo colhida uma área útil de 5,04 m² das linhas centrais por parcela e corrigido para...
tracking img