Hepatites virais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE LS
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
SAÚDE COLETIVA II

HEPATITES VIRAIS

TAGUATINGA - DF
2011

HEPATITES VIRAIS

Pesquisa apresentada como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Saúde Coletiva II do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade LS, orientado pelo Prof. MSC. Fernando Alves Pimenta.TAGUATINGA
2011
INTRODUÇÃO

A hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, se pode curar apenas com repouso, requerer tratamentos prolongados, ou mesmo um transplante de fígado quando se desenvolvem complicações graves da cirrose como a falência hepática, ou o cancro no fígado, que podem levar à morte, as hepatites podem ser provocadas por vírus, entreos quais estão os cinco tipos diferentes de vírus da hepatite: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D, Hepatite E (FERREIRA; SILVEIRA, 2004).
Os vírus da hepatite podem ser transmitidos através da água e de alimentos contaminados com matérias fecais (A e E), pelo contacto com sangue contaminado (B, C, D) e por via sexual (B, C e D). Os vírus têm períodos de incubação diferentes e,em muitos casos, os doentes não apresentam sintomas. As hepatites A e E não se tornam crônicas, enquanto a passagem à situação da cronicidade é bastante elevada na hepatite C e comum nas hepatites B e D, embora esta última doença não apresente muita gravidade (FERREIRA; SILVEIRA, 2004).

HEPATITES VIRAIS

As hepatites virais são doenças inflamatórias provocadas por diversos agentesetiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, e que apresentam características epidemiológicas, clinicas e laboratoriais semelhantes, porem com importantes peculiaridades (CRUZ, et al., 2000).
Hepatite Viral é uma infecção sistêmica em que as manifestações predominantes são decorrentes da lesão e disfunção hepática de acordo com seu mecanismo habitual de transmissão, as hepatitesvirais são comumente classificadas em dois grandes grupos: o primeiro corresponde àquelas cuja transmissão se faz pelas vias fecal e oral, englobando as hepatites A e E; no segundo, situam-se as que se transmitem pela via parenteral representadas pelas hepatites B, C e D (PASSOS, 2003).

HEPATITE A

É chamada de hepatite infecciosa aguda causada por um vírus RNA da família enterovirus, queproduz a inflamação e necrose o fígado. Doença transmitida principalmente através da via fecal- oral, pela ingestão de alimentos ou líquidos infectados pelo vírus, é mais prevalente em países em desenvolvimento e nas áreas de maior densidade populacional e más condições de saneamento. A água contaminada pode provir de esgotos e, de alguma maneira, entrar em contato com os alimentos. Sabe-se que ovírus pode sobreviver longos períodos (de 12 semanas até 10 meses) em água que moluscos e crustáceos podem reter e acumular o vírus até 15 vezes mais do o nível original da água (FERREIRA; SILVEIRA, 2004).

TRANSMISSÃO

A transmissão é mais comum quando há contato pessoal intimo e prolongado dos doentes com Indivíduos suscetíveis à infecção. Observa-se a presença do vírus A no sangue e nasfezes dos indivíduos infectados de duas a três semanas antes do início dos sintomas e, nas fezes, por cerca de duas semanas após a infecção. A disseminação esta de acordo, diretamente, com o nível socioeconômico da população. A hepatite “A pode ser transmitida durante a atividade sexual, isso é mais provável com o contato oral, anal ou pela relação anal e com vários parceiros. A doença éautolimitada benigna. Deve ser ressaltada, porém, a existência de “forma atípica” da hepatite e que dada a sua incidência, é a principal causa de insuficiência hepática aguda. (SMELTZER; BARE, 2009).
A doença pode ser prolongada durante 4 semanas é mais duradoura e mais grave em pessoas com mais de 40 anos de idade e em pacientes com doenças hepáticas crônicas já existentes .Muitos paciente...
tracking img