Henri wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A mágica na educação.
Vale a pena refletir sobre o elo entre a educação e o que acontece com nossa vida profissional. Sabemos que ao, deixar a escola e encontrar um emprego, o número de anos deestudo é o mais poderoso determinante do que vamos ganhar. como regra geral,quanto mais se estuda, mais o salário inicial é elevado----embora varie de acordo com a oferta e a procura de competências.Seacreditamos que o contracheque reflete a nossa contribuição para a produtividade da empresa,os anos de estudo são a maior fonte de progresso.È o que Adam Smith dizia e que já foi exaustivamente medido.De fato, quanto maior os estoques de educação com o qual iniciamos a vida profissional, mais ganharam. Ou seja ,no dia em que pleiteamos um emprego,o mercado valoriza o que aprendemos naescola.Portanto,há boas razões para a escola ensinar bem aquilo que conta para um bom desempenho profissional.
Mas os números contam mais histórias. Quem estudou pouco ou nada não só começa com um saláriomedíocre,mas permanece a vida toda atolado no mesmo nível.Já para os que têm mais educação,no curso da sua vida profissional,o salário pode duplicar ou triplicar.Esses aumentos são espantosamente maiores doque o benefício de entrar mais educado no mercado de trabalho---no caso,comprado com quem tem manos escolaridade.
Nosso primeiro salário reflete aqueles conhecimentos que a escola nos deu e que omercado valoriza. è fácil entender.Mas o que explicaria o avanço longo da carreira,se já havíamos parado de estudar?Como esquecemos muito do aprendido na escola encolheria.
Em boa medida, as empresasrenumeram de acordo com a capacidade de produzir de cada um-----e com a escassez relativa daquele perfil de mão de obra, mas não precisamos aqui entrar nesses complicadores. Se pagam cada vez mais,aolongo da nossa carreira,se o salário segue crescendo,isso significa que nos tornamos mais produtivos.è forçoso concluir que,de alguma forma,continuamos aprendendo.Ficamos mais educados,apesar de...
tracking img