Henri Wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRI WALLON








PRINCIPAIS TEORIAS E CONCEITOS

Centrada na criança, Henri Wallon enfoca no desenvolvimento em seus domíniosafetivo, cognitivo e motor. Sua teoria pedagógica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais que o cérebro. Essas ideias abalaram convicções numa época em que a memória e a erudição eram omáximo em ternos de construção do conhecimento.
Wallon foi o primeiro à levar não só o corpo da criança, mas também a cabeça para dentro da sala de aula. Baseou suas ideias emquatro elementos básicos(campos funcionais) que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa.
Henri Wallon reconstruiu seu modelo deanálise ao pensar no desenvolvimento psíquico da criança, a passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá por ampliação, mas por reformulação, instalando -se no momento da passagem de uma etapa àoutra, crises que afetam a conduta da criança. Ele procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, seus aspectos epistemológicos considera que não é possível selecionar um único aspecto doser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais distribui a atividade infantil: afeto, motor e cognitivo.
Ao buscar enfocar o ser humano por uma perspectivaglobal, a psicogenética walloniana identifica a existência de alguns domínios que agrupam a diversidade das funções psíquicas chamados campos funcionais: a emoção, a pessoa, o movimento e ainteligência.
A emoção é o primeiro ponto de comunicação entre a criança e o meio envolvente, encontra-se, para Wallon, na origem da consciência, operando a passagem do mundo orgânico para osocial do plano filosófico para o psíquico.
A construção do "eu" na teoria de Henri depende essencialmente do outro, é a constituição do "eu" e ao mesmo tempo do "não eu"...
tracking img