Hemocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HEMOCULTURA
Normalmente o sangue é isento de qualquer tipo de micro-organismos. Uma vez que bactérias penetram na corrente sanguínea, desenvolve-se uma bacteremia, que pode ser definida como a presença de bactérias viáveis no sangue.
A hemocultura é um tipo de exame feito ao sangue e tem como finalidade verificar a existência de bactérias, utilizando um meio de cultura próprio. Geralmente écolhido sangue de dois locais distintos (em cada braço, por exemplo). Este exame permite identificar o agente causador da doença e qual o medicamento indicado para combatê-lo. É realizado quando há suspeita de uma infecção geral grave no organismo (septicemia), ou por bactérias (bacteremia). Não é necessário que o paciente esteja em jejum ou qualquer preparação prévia.
A maioria dos episódios desepticemia é de origem hospitalar e deve-se, às vezes, a micro-organismos que apresentam grande resistência aos antimicrobianos, e resulta em mortalidade bem superior aos episódios que ocorrem na comunidade.

BACTEREMIAS
Pelo fato da mortalidade por septicemia poder atingir 40% ou mais em pacientes hospitalizados, a detecção de micro-organismos viáveis no sangue tem um grande valor diagnóstico. Opadrão das bacteremias pode se apresentar de forma transitória, intermitente ou contínua.
Bacteremia transitória - Ocorre após atos rotineiros como escovar os dentes, mastigar alimentos ou , principalmente por manipulação de tecidos infectados (abscessos, furúnculos e celulites).
Bacteremia intermitente - Geralmente está associada à presença de abscessos não drenados de localizaçãointrabdominal, pélvica, hepática, prostática ou outros abscessos, que geralmente são causa comum de febre de origem indeterminadas.
Bacteremia contínua - É uma característica de endocardite infecciosa ou outro foco de infecção intravascular, ocorrendo também na primeira semana de febre tifoide, brucelose ou leptospirose.

ASSEPSIA DA PELE E COLETA DO MATERIAL
Deve-se colher o material o mais próximopossível do episódio febril, ou seja, no início da elevação da temperatura corporal, considerando que a bacteremia precede a febre em cerca de uma hora. Amostras coletadas no pico febril fornecem, em sua maioria, resultados negativos. Em pacientes sob tratamento por antibióticos, o tratamento deve ser suspenso por um período de tempo antes da colheita.
Após apalpação, a pele é pincelada com tintura deiodo a 2%. Em seguida é limpa com álcool a 70% para remoção do excesso de iodo. Para pacientes com hipersensibilidade ao iodo, utiliza-se apenas o álcool a 70% durante 60 segundos, deixando secar a pele antes da punção.
O sangue deve ser coletado com seringa e agulha, e a inoculação no frasco de hemocultura deve ocorrer imediatamente após a coleta.
Usualmente a proporção de sangue para meio decultura é de 01h10min (vol./vol.). Colhendo-se de 5 a 10 ml em adultos e de 3 a cinco ml em crianças.
As tampas dos frascos com meio de cultura a serem utilizados, também devem ser tratadas com álcool iodado, cujo excesso é removido com álcool a 70%, antes da introdução do sangue. Após a inoculação, misturar o sangue suavemente, por inversão para prevenir a formação de coágulo. Não refrigerar asamostras e remetê-las imediatamente ao laboratório.

MÉTODO CONVENCIONAL
O método convencional, ou de monitoração visual, é tecnicamente o mais simples, no entanto constitui-se na opção mais trabalhosa em termos de procedimentos laboratoriais. De preferência devem ser feitas duas culturas ( aeróbica e anaeróbica) em frascos contendo 50ml de meio de cultura e fechados com tampa de borracha,permitindo a acesso com agulha sem necessidade de remoção da rolha.
Cultura aeróbica - deve conter um caldo rico em nutrientes, que ofereça condições de crescimento a grande maioria das bactérias. Os frascos são examinados diariamente para detecção de sinais visíveis de crescimento bacteriano, por um período total de sete dias, até a mesma ser considerada negativa.
Cultura anaeróbica – São usados...
tracking img