Hemisfeiro cerebrais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA


07 – Encéfalo: hemisférios cerebrais.


Hemisférios cerebrais


O cérebro constitui a porção mais desenvolvida do encéfalo e faz parte do sistema supra-segmentar. Formado por dois hemisférios (meias esferas), é dentro dele que encontramos os centros mais especializados da função neurológica, principalmente aqueles que se relacionam com funções deintegração consciente e discriminada entre os estímulos sensitivos (aferentes) e as respostas motoras (eferentes).

Os hemisférios ocupam praticamente todo o compartimento supra-tentorial (as lojas cerebrais). A fissura longitudinal ou interemisférica separa um hemisfério do outro. No assoalho da fissura encontramos o corpo caloso, grande comissura que comunica os dois hemisférios.

Cadahemisfério tem três pólos e três faces: pólo frontal (anterior), pólo occipital (posterior) e pólo temporal (anterolateral); face súpero-lateral (convexa), medial (plana) e inferior ou base do cérebro (irregular). A face inferior se apóia sobre as fossas crânicas anterior (frontal), média (temporal) e sobre a tenda do cerebelo (occipital).








Córtex Cerebral


Em toda asuperfície, os hemisférios apresentam uma camada formada basicamente pelos corpos celulares dos neurônios (substância cinzenta) – a córtex cerebral. A córtex possui uma parte mais primitiva – chamada alocórtex – e a neocórtex ou isocórtex, encontrada na maior parte da superfície dos cérebros humanos. A neocórtex, por sua vez, tem seis camadas superpostas: molecular, granular externa, piramidal externa,granular interna, ganglionar e fusiforme.


Centro Oval


Abaixo da córtex, os hemisférios possuem um “miolo” de substância branca que chamamos de centro oval ou coroa radiada, formada basicamente por prolongamentos axonais (a maioria com camada envolvente de mielina – mielinizados) dos neurônios corticais e pelas células gliais de sustentação. Pela coroa radiada transitam todas asfibras ascendentes (aferentes) e descendentes (eferentes) que conectam a córtex com as diversas estruturas subcorticais (chamadas de vias de projeção), além das fibras que ligam as diferentes áreas da córtex (chamadas vias de associação).


Núcleos da base


No interior da substância branca, cada hemisfério possui, na base, os chamados núcleos da base. Estes núcleos formam ocorpo estriado que é constituído por: núcleos caudado e lenticular (putâmen e globo pálido), claustro (ou antemuro) e corpo amigdalóide. Do ponto de vista funcional, existem estruturas relacionadas com os núcleos da base que não derivam do telencéfalo, como a substância negra e o núcleo subtalâmico de Luys (situados no tronco encefálico), enquanto o corpo amigdalóide, ao contrário, não tem relação comos outros núcleos da base.


O núcleo caudado se apresenta como uma massa alongada que possui uma cabeça (parte mais dilatada) no bordo inferolateral do corno frontal do ventrículo lateral, outra, mais afilada, - o corpo – que continua para trás e para baixo e uma terceira parte cada vez mais afilada, descrevendo uma curva para frente e para o lado – a cauda, penetrando no teto do cornotemporal e terminando, em cada lado, no respectivo corpo amigdalóide.


O núcleo lenticular ou lentiforme, de forma biconvexa, situado profundamente no interior de cada hemisfério, entre o lobo da ínsula (lateralmente) e o núcleo caudado e tálamo (medialmente). Dividido em duas partes, o putâmen, maior, mais acinzentado e lateral, mais o globo pálido, mais claro, de forma triangular emais interno; estas duas partes estão separadas entre si por uma fina lâmina de substância branca – a lâmina medular lateral.


O claustro é formado por uma fina camada de neurônios localizada abaixo da córtex da ínsula e lateralmente ao núcleo lenticular.


O corpo amigdalóide é uma pequena massa arredondada de substância cinzenta, junto ao pólo dos cornos temporais,...
tracking img