Hemisfeiro cerebrais

1185 palavras 5 páginas
DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA

07 – Encéfalo: hemisférios cerebrais.

Hemisférios cerebrais

O cérebro constitui a porção mais desenvolvida do encéfalo e faz parte do sistema supra-segmentar. Formado por dois hemisférios (meias esferas), é dentro dele que encontramos os centros mais especializados da função neurológica, principalmente aqueles que se relacionam com funções de integração consciente e discriminada entre os estímulos sensitivos (aferentes) e as respostas motoras (eferentes).

Os hemisférios ocupam praticamente todo o compartimento supra-tentorial (as lojas cerebrais). A fissura longitudinal ou interemisférica separa um hemisfério do outro. No assoalho da fissura encontramos o corpo caloso, grande comissura que comunica os dois hemisférios.

Cada hemisfério tem três pólos e três faces: pólo frontal (anterior), pólo occipital (posterior) e pólo temporal (anterolateral); face súpero-lateral (convexa), medial (plana) e inferior ou base do cérebro (irregular). A face inferior se apóia sobre as fossas crânicas anterior (frontal), média (temporal) e sobre a tenda do cerebelo (occipital).

Córtex Cerebral

Em toda a superfície, os hemisférios apresentam uma camada formada basicamente pelos corpos celulares dos neurônios (substância cinzenta) – a córtex cerebral. A córtex possui uma parte mais primitiva – chamada alocórtex – e a neocórtex ou isocórtex, encontrada na maior parte da superfície dos cérebros humanos. A neocórtex, por sua vez, tem seis camadas superpostas: molecular, granular externa, piramidal externa, granular interna, ganglionar e fusiforme.

Centro Oval

Abaixo da córtex, os hemisférios possuem um “miolo” de substância branca que chamamos de centro oval ou coroa radiada, formada basicamente por prolongamentos axonais (a maioria com camada envolvente de mielina – mielinizados) dos neurônios corticais e pelas células gliais de sustentação. Pela coroa radiada transitam todas

Relacionados