Normalizacao de pneus no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade IESA/UNIESP

Curso Superior em Gestão da Qualidade em Metrologia

A NORMALIZAÇÃO
NA FABRICAÇÃO E VENDA
DE PNEUS AUTOMOTIVOS

Autor(es): Maicon Fernando Bartel RM 16981

* Professor: Eng°. Joel Alves da Silva

Santo André

novembro/2010

Resumo

Este trabalho destina-se a pesquisa da normalização aplicadaa produção e comercialização de pneus automotivos, visando informar melhor o consumidor de todo o processo normalizador contido neste produto conhecido por quase todos os brasileiros.
Ele abordara a normalização que é aplicada desde a produção até a comercialização e reutilização do produto. Existem diversos fabricantes de pneus hoje no Brasil, sendo que algumas empresas estão no mercado amuitos anos, como pó exemplo a Pirelli a 80 anos no Brasil, por outro lado, temos outros mais jovens, como a Continental , desde 1997 no mercado brasileiro através das importações, e desde 2006 com a fabricação através da fabrica de Camaçari, na Bahia.
Hoje o Brasil é o sétimo maior fabricante de pneus automotivos e o quinto maior e de pneus de caminhões, ônibus e camionetas. Além disto, o Brasil é oquarto maior fabricante de automóveis do mundo, com cerca de 10.000 novos carros por dia, ou melhor, 50.000 novos pneus para estes carros por dia. Como controlar a qualidade, segurança, e a normalização deste produto em tão larga escala de produção e consumo?
È neste ponto que a Normalização entra, como parte essencial deste produto. Sabemos que a falta de qualidade ou de especificações técnicaspara fabricação de pneus, afeta diretamente a segurança do cidadão, mediante esta tão seria responsabilidade é que são criadas as normas de fabricação de pneus e também são feitos os testes necessários para comprovar o cumprimento destas normas.
Através deste trabalha você conhecerá um pouco mais sobre este produto e as normas técnicas que o permeiam.

índice

Introdução

A normalização éaplicada a quase todos os produtos industrializados e comercializados no Brasil hojel. Em alguns de uma forma mais ampla, em outros com apenas algumas normas e leis.
A NORMALIZAÇÃO é a atividade que estabelece meios eficientes na troca de informação, facilitando o intercâmbio comercial e munindo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos. Na prática, a Normalização estápresente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia e na melhoria da qualidade de vida por meio de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente. 
Normalização é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do emprego destas Normas e Regras, visando contribuir para o desenvolvimentoeconômico e social de uma Nação. Ou seja, estabelece soluções para problemas de caráter repetitivo existentes ou potenciais.
A Normalização é, essencialmente, um ato de simplificação, como resultado do esforço consciente da sociedade. Isto implica não só uma redução de variedades, no momento presente, mas também, objetiva a prevenção da complexidade desnecessária no futuro. 
É uma atividadesocial e econômica, devendo ser promovida através da cooperação mútua de todos os envolvidos. O estabelecimento de uma Norma deve ser baseado no consenso geral. 
A mera publicação de uma norma é de pouco valor, a menos que ela possa ser aplicada. A implementação pode implicar sacrifícios de poucos em benefício da maioria. O resultado da normalização é mais significativo somente se as normas foremimplementadas. 
As normas devem ser examinadas a intervalos regulares e revisadas quando necessário.
O intervalo entre as revisões dependerá de circunstâncias particulares. 
Quando for especificado o desempenho ou outras características de um produto, a especificação deverá incluir uma descrição dos métodos e ensaios a serem aplicados a fim de determinar se um dado...
tracking img