Hedge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

INTRODUÇÃO.....................................................................................................2
1. HISTÓRICO.....................................................................................................2
2. CONCEITO......................................................................................................3
3.OPERAÇÃO.....................................................................................................4
4. PAGAMENTO..................................................................................................4
4.1 BANCO .........................................................................................................4
4.2 BOLSA DE VALORES..................................................................................6
5. PARTICULARIDADES DO CONTRATO DE HEDGE...................................10
6. DIFERENÇAS ENTRE HEDGE E CONTRATO DE SEGURO......................11
7. MODELO DE CONTRATO DE HEDGE........................................................13
8. SLIDES..........................................................................................................16
9. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS........................................................................19




INTRODUÇÃO
O mercado financeiro sempre teve como um dos motivos principais o acúmulo de capitais, principalmente como meio de aumentar a produção e, com isto, elevar o nível de riqueza das nações e à medida que os mercados foram evoluindo, tornando-se cada vez mais complexos, começaram a aumentar os riscos das perdas.Num mercado tão predatório, empresas consideradas antes sólidas torres, podem ser derrubadas em um único dia, e grandes impérios podem ser derrotados por uma ou outra negociação errada. Hoje e doravante, o mercado demanda e demandará cada vez mais decisões rápidas. Essa celeridade, por sua vez, deve ser revestida de proteção. Mas, que proteção pode oferecer um contrato em um mercado em quemilhares de negócios são fechados e rescindidos diariamente, do momento em que se abre o pregão da bolsa de Hong Kong até o fechamento do índice Dow-Jones?
É a partir desse cenário que apresentaremos um mecanismo de proteção, o contrato de hedge-hedging.
1 - HISTÓRICO
O "The A. W. Jones Group", fundado em 1o de Janeiro de 1949, foi o primeiro a utilizar o contrato de Hedge em suas operações, comouma maneira de reagir à instabilidade econômica do pós-guerra, o que foi visto com bons olhos. A proteção que o hedge passava a oferecer favoreceu o crescimento da indústria estadunidense dessa época. E, a partir da Segunda Guerra Mundial, sob pretexto de ajuda humanitária, os EUA contribuíram com os países da Europa (plano Marshall), e assim puderam aumentar suas exportações tanto quanto tiveram deaumentar as importações.
É evidente, que com o tempo, os benefícios desse tipo de contrato foram crescendo, de tal maneira, tornando-se muito utilizados no mercado de derivativos, modificando boa parte da estrutura criada pelo A. W. Jones Group. Por essa razão, tornando-se um contrato muito diferente daqueles que se usa celebrar. Apesar da segurança, não é como um contrato de seguro. Protege,embora alguns prefiram utilizar sua margem de risco (em um caráter especulativo), no entanto, suas bases, criadas no final da década de 40 podem ser aplicadas até mesmo nos dias de hoje.
2 – CONCEITO
O hedging utiliza-se de métodos para redução dos riscos de perdas, causados pela flutuação do preço. Consiste na compra ou venda a termo de produtos semelhantes, em dois mercados diferentes, com aexpectativa de compensar lucros e prejuízos, por se encontrarem em posições opostas, essencialmente, caracteriza-se como uma proteção contra os riscos do mercado financeiro.
É muito utilizado nas operações cambiais, no entanto, seu uso na proteção de preço de commodities é muito comum, principalmente as agrícolas, devido as suas fortes oscilações de preços.
São vários os motivos para um...
tracking img