Havaianas pop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista – UNIP
Unidade Marginal Pinheiros





Comunicação Digital



PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar

“Resignificando”

Havaianas Pop











São Paulo
Junho / 2006






Havaianas Pop










Trabalho de aproveitamento das disciplinas de Criatividade e Tecnologia, Teorias e Técnicas de Comunicação, História da Arte eEstética, Sistemas de Informação e Comunicação Empresarial do Curso de Comunicação Digital da Universidade Paulista ““.










São Paulo
Junho / 2006


Folha de Avaliação


















































Agradecemos a Sonia da loja Sandanas, por nos fornecer materiais das Havaianas
Sumário

INTRODUÇÃO 6CONCEITO 7
OBJETIVO 8
JUSTIFICATIVA 10
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11
CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO 12
FICHA TÉCNICA 13
ANEXOS 14
BIBLIOGRAFIA 16


Introdução

Baseado no movimento da POP ART, iniciamos o projeto para confecção do nosso livro-objeto. Buscamos alguns ícones dos produtos consumidos pela massa. Fizemos um braistorming, na tentativa de chegar a um produto ou ícone querepresentasse algo relacionado ao nosso país, o Brasil, aproveitando inclusive a nova onda de patriotismo que surge nos períodos de copa do mundo. Chegamos então ao consenso de que as sandálias Havaianas poderiam representar muito bem, aquilo que gostaríamos de dizer. E com ela, a figura de Carmem Miranda, uma artista e cantora que remete totalmente ao brasileiríssimo.



Conceito

O livro-objeto,Havaianas POP, tem a intenção de apresentar, dentro dos parâmetros do movimento artístico Pop Art, um produto que é ícone brasileiro. Sabendo, que este produto sempre possuiu status popular, mesmo quando não era um produto desejado.
De um momento para o outro, Havaianas tornou-se moda em todo mundo. Hoje, elas não são apenas sinônimo de sandálias de borracha com tiras flexíveis, tornaram-se umestilo de vida. Tornaram-se uma “Nike” das sandálias. Quem as usa, não quer apenas se sentir confortável, quer se sentir na moda.
Porém, a “moda” possui várias facetas. E um objeto que possuía no passado, um baixíssimo custo, pode adquirir hoje, valores altíssimos, desde que esteja em alta no mundo da moda. Ou seja, desde que esteja em alta no mundo do marketing e do consumismo sem limites, em quevivemos atualmente.
A outra personalidade utilizada, foi Carmen Miranda, celebre cantora brasileira, que também levou um pouquinho do Brasil para o exterior, na década de 30 e que também é bastante popular como produto brasileiro. Carmen Miranda fez muito sucesso na Broadway em Nova York, cidade esta que pode ser considerada ícone do movimento da Pop Art.
Nosso livro-objeto nada mais é do queuma caixa preta, com a figura de Carmen Miranda, ao estilo da Pop Art e várias Havaianas, textos, frases, slogans. Podemos transportar esta caixa como uma mala, pois possui as alças de uma Havaianas para isso.
Ao chegar perto da caixa, temos fones de ouvido, onde pode ser ouvida a musica “O que é que a baiana tem”. A intenção é que o espectador faça uma imersão nesta cultura pop.Objetivo

A idéia foi brincar com as duas personalidades, Havaianas e Carmen Miranda, como se uma completasse a outra. Fizemos um novo chapéu para Carmen Miranda. Não um chapéu de bananas, mas sim de Havaianas. As Havaianas, porém, sempre foram vendidas a “preço de bananas”, podemos dizer assim. Mas nos tempos do consumismo, tornou-se objeto de desejo. E esse será o foco de nosso trabalho.
Utilizamosplacas de EVA coladas com as impressões das Havaianas. Esta técnica foi utilizada para dar a sensação da flexibilidade das Havaianas e ao mesmo tempo criar volume em nossa composição. A caixa preta simboliza a foto de um momento, além de conter de forma estética o trabalho. As plumas e penas têm a intenção de mostrar a supervalorização que são dados para estes produtos, quando são colocados...
tracking img