Harley davidson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

COMO FIDELIZAR UMA MARCA

Pesquisa apresentado para verificação parcial de aproveitamento do 4º Período de Graduação em Administração de Empresas da Faculdade de Administração de Empresas de Campinas - FACAMP, sob a orientação do Professor João Castanheira Filho.

LUIZA MATOS
MICHEL MARTINS
NATÁLIA BOSCHINI
PAULO CARNIELLISTEPHANIE ZULIAN

CAMPINAS – SP
2012
1 - INTRODUÇÃO
 Historicamente as empresas buscavam focar em vendas e quantidade, sendo que o cliente é que tinha que adaptar-se ao produto e a prestação de serviços estava em segundo plano. Com o a evolução do mercado e aumento de competição, o modo como a empresa tem a visão do cliente, precisou ser repensado. Agora o foco é no cliente, atender e entender asexigências do cliente tornou-se então necessários para a empresa competir com vantagens no mercado.
Para Kotler (2006) as empresas sujeitas a maior risco são aquelas que não conseguem monitorar seus clientes e concorrentes com cuidado e aperfeiçoar sempre suas ofertas de valor. O marketing habilidoso é uma busca sem fim.
A fidelização do cliente está fortemente ligada à questão da qualidade deserviços, com isso as empresas passaram a conhecer melhor seus clientes, mantendo contato com ele, tentando assegurar que o mesmo obtenha aquilo que quer, não apenas em termos de produto, mas também em todos os aspectos de relacionamento cliente- empresa e verifica se o cliente está obtendo o que foi prometido. Desde que, naturalmente isso também seja vantajoso para a empresa. Marketing derelacionamento é tudo aquilo que é dirigido ao seu cliente em tempo real.
O estudo da marca Harley Davidson é relevante, pois a necessidade da implementação de estratégias de fidelização é essencial para as organizações e a empresa Harley Davidson.
1.1 - HISTÓRIA DA HARLEY DAVIDSON
Nos seus mais de 100 anos de história, a Harley-Davidson tornou-se mais do que um fabricante de motocicletas. Hoje, amarca é uma lenda do motociclismo e sinônimo de estilo de vida, disseminado pelas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. A companhia produz motocicletas Custom, Cruiser e Touring, além de oferecer uma completa linha de peças, acessórios, equipamentos e vestuário.
Tudo começou em 1901, quando um “motor bicycle”, um dos primeiros veículos de duas rodas movido a gasolina, foi demonstrado naMilwaukee’s Grand Avenue, nos Estados Unidos. Não se tem registros se William S. Harley ou se os irmãos Arthur e Walter Davidson estiveram nesta exibição, mas foi depois deste episódio que os três amigos começaram a trabalhar no projeto de sua própria motocicleta, concluído dois anos mais tarde, em 1903.
Assim nasceu a Harley-Davidson, que no mesmo ano construiu e vendeu mais dois modelos similaresao primeiro. As negociações ocorreram na C.H. Lang, em Chicago, o primeiro concessionário da marca no mundo. O crescimento da companhia foi rápido. De 1906 a 1908, a produção saltou de 50 para 450 motocicletas e, no ano seguinte, para 1.419 unidades.

2 - FUNÇÃO GENÉRICA
Transporte
3 - ATRIBUTOS
3.1 - TANGÍVEIS
* Moto e modelos
* Acessórios (exemplo: capacete)
* Design
*Durabilidade
* Potência

3.2 - INTANGÍVEIS
* Marca
* Conforto
* Qualidade
* Garantia
* Assistência
* Atendimento ao cliente
* Pós-venda
* Reputação/Status

4 - HÁBITOS DE COMPRA DO PRODUTO:
O hábito de compra é especial, pois além de ter aspectos de uma compra comparada, ao comprar uma moto Harley- Davidson, o consumidor está a procura de bens altamentediferenciados. Para adquiri-los, o comprador se dispõe a empreender um grande esforço e valor monetário. O consumidor busca o produto depois de já ter internalizado o conceito de seu alto valor, rejeitando produtos concorrentes substitutos e se apropriando de valores, status, crenças que envolvem aquele produto comorado.

5 - INFLUENCIADORES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR:
* Os...
tracking img