Hackers -realidade virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. 1. Tema:
Hackers - Realidade Virtual.
1. 2. Justificativa:
O exibicionismo dos hackers está cada vez mais presente e suas ações reforçam diariamente a idéia de que nada é 100% seguro. Os crescentes prejuízos causados por eles no mundo todo são a prova disso. Em 2001, as ações de hackers atingiram 10 mil americanos e produziram prejuízos de US$ 18 milhões, de acordo com o relatório anualdivulgado pelo Internet Fraud Complaint Center (RODRIGUES, 2002)1.
No Brasil a situação não é muito diferente uma vez que os estragos causados por ataques de hackers são enormes. Por exemplo, segundo a 1a Pesquisa Symantec de Segurança de Sistemas e Informações realizada com 240 executivos brasileiros em 2002, 67% das companhias brasileiras já sofreram algum tipo de ataque à sua rede. Os ataquesexternos causados por vírus representaram 74% dos casos, enquanto invasão no sistema por hackers representou 38% dos casos. (MESQUITA, 2002)2.
Estima-se que as empresas brasileiras tenham perdas anuais de R$ 2 bilhões causadas por invasões de hackers, de acordo com o estudo da SSI Consultoria. Uma parte desses prejuízos é atribuída ao baixo investimento em tecnologia de segurança pelas empresas,somente 5% para a proteção da informação e dos sistemas operacionais contra os hackers. (MAIA, 2003)3. A outra parte do prejuízo é decorrente da inexistência de uma legislação para controlar os ataques desses hackers, pois não havendo leis que impeçam as suas ações, eles estão livres para agir sem limites, tornando os mecanismos de proteção como os antivírus, firewalls e senhas de acesso,insuficientes para garantir um nível máximo de proteção.
A criação de uma legislação para a prevenção desses crimes na Internet é necessária, porque, no Brasil, estão sendo cometidos diariamente sem nenhuma forma de punição causando prejuízos enormes às empresas e aos usuários.

1. 3. Problema:
Atualmente o Brasil é considerado um dos países com maior atuação de hackers do mundo. Até Outubro de 2003,96 mil ataques pela Web foram rastreados no Brasil, segundo a Mi2g.
Como o usuário pode se defender e como combater este tipo de crime no país?
1. 4. Objetivo principal:
Apresentar os tipos de ataques mais comuns e os mecanismos de prevenção tipicamente utilizados para prevenir as invasões de hackers.
1. 5. Objetivo secundário:
Salientar a necessidade da criação uma legislação paratentar combater, prevenir e minimizar as ações de hackers, visto que os mecanismos de defesa não são suficientes para proteger os usuários no ambiente virtual dos ataques dos hackers.
1. 6. Hipótese:
O Brasil é considerado um “laboratório para crimes pela Internet”, é extremamente urgente a criação de leis específicas para os “cybercrimes”, ou seja, os crimes cometidos pela Internet.
1. 7.Conceituação:
“INTERNET é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias, comerciais, militares e científicas, conectando computadores do mundo inteiro”. (INTERNET...., 2003)4.
1. 8. Metodologia:
Explicativa.


Desenvolvimento

2 . 1. Exposição:

“INTERNET é definida como diversas redesde computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias, comerciais, militares e científicas, conectando computadores do mundo inteiro”. (INTERNET...., 2003)4.
Segundo LIMA (2003)5, a Internet foi introduzida no Brasil em 1989. A iniciativa pioneira de se buscar acesso à rede coube a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de SãoPaulo), pois havia uma grande necessidade de intercâmbio de informações entre os bolsistas da instituição, que acabavam de retornar de cursos de doutorado nos Estados Unidos, e os estudantes e profissionais de outras instituições científicas no exterior. Essa necessidade levou o conselheiro da Fapesp, Oscar Sala, a iniciar os primeiros contatos a fim de conseguir uma conexão do Brasil com as redes...
tracking img