Tributario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESTAQUE O ENUNCIADO DOS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS EXPLICITOS QUE LIMITAM O PODER DE TRIBUTAR:
 

a) Capacidade contributiva (art. 145, par. 1)
Sempre que possível, os impostos terão caráterpessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados osdireitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

b) legalidade (art. 150, I)
O princípio da legalidade tributária vem disposto noartigo 150, inciso I, da Constituição Federal, e prescreve que apenas as situações descritas em lei são tributáveis, ou seja, nenhum tributo pode ser criado, aumentado, reduzido ou extinto sem que sejapor lei. Ressalta-se, que a lei deve ser editada pela pessoa política competente.
Logo, a União é competente para a edição de leis tributárias federais, instituindo, assim, tributos federais; aosEstados, compete instituir tributos estaduais; aos Municípios, tributos municipais; e, ao Distrito Federal cabe a edição de leis tributárias distritais.

c) Isonomia (art. 150, II, art. 151, I e art.152)
Não deve haver tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situação equivalente, assim como qualquer distinção em razão da ocupação profissional ou função por eles exercida,independente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

d) Irretroatividade (art. 150, III, a)
É vedado a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início davigência da lei que os houver instituído ou aumentado.

e) Anterioridade (art. 150, III, b e c)
É vedada a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro (ano) e antes de decorridos noventa dias emque haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Exceções: imposto de importação (II), imposto de exportação (IE), imposto sobre produto industrializado (IPI), imposto sobre operações...
tracking img