Habilidades sociais com casais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO INTEGRADO DE TECNOLOGIA E PESQUISA (CINTEP)
ELIAS MARCOS
JOQUITAM HALLYSON
LAIS LOUREIRO
MARIAH RAMIRO P. PINHO
VILMA DO N. MENEZES








TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
COM CASAIS















JOÃO PESSOA
2012

ELIAS MARCOS
JOQUITAM HALLYSON
LAIS LOUREIRO
MARIAH RAMIRO P. PINHO
VILMA DO N. MENEZES






TREINAMENTO DE HABILIDADESSOCIAIS
COM CASAIS

Trabalho entregue a Profª Shirley de Souza S. Simeão, referente à disciplina de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, como requisito parcial, do curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental da Universidade CINTEP – João Pessoa.







JOÃO PESSOA
2012

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 - Histórico das relações amorosas 08
Tabela 02 - Requisitos deassertividade entre casais 17
Tabela 03 - Seções de habilidades para casais 20























SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 06
2 RELAÇÕES AMOROSAS, BREVE HISTÓRICO 08
2.1 CRISE DE CASAL 09
2.1.1 COMUNICAÇÃO ENTRE CASAIS 12
2.1.2 PAPEL DO TERAPEUTA NOS RELACIONAMENTOS CONJUGAIS 14
2.2 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COM CASAIS 16
2.2.1 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 17
2.2.2TREIINAMENTO EM COMUNICAÇÃO 18
2.2.3 ASSERTIVIDADE ENTRE CASAIS 19
3 CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23














RESUMO

O relacionamento amoroso vem se modificando com o passar do tempo, adquirindo uma forma mais liberal de expressão de desejos e opiniões. Porém, essas expressões executadas de forma não assertiva, ocasiona em desentendimentos e crises, resultando emconseqüências desagradáveis, como sentimentos de raiva e culpa entre ambos, tornando recíprocas as formas negativas de se expressar, retroalimentando um ciclo progressivo de comportamentos inadequados, favorecendo o reforçamento de crenças distorcidas. Salientando que a cultura, a educação no decorrer da vida de cada conjugue influencia as habilidades sociais na interação entre casais, em especial acomunicação. A comunicação é apontada como elemento mediador de interação entre os casais, incluindo expressar sentimentos e ações. O terapeuta na elaboração do programa para o casal deve considerar a individualidade de cada conjugue e de acordo com a personalidade e avaliação adequada é que irá estabelecer a intervenção adequada para cada relacionamento. O treinamento proporciona várias técnicas detreinamento, uma delas é direcionada para promover a aceitação da singularidade do outro, treinamento em reciprocidade, resolução de problemas, treinamento em comunicação e métodos de assertividade.
Palavras chave: Crise conjugal, comunicação, habilidades sociais.














1 INTRODUÇÃO

A investigação científica no campo das habilidades sociais vem se desenvolvendo nos últimos anos,e sendo produzido um referencial teórico e prático cada vez mais consolidado. O relacionamento interpessoal seja ele entre casais, amigos, pais e filhos, trabalho e outros, envolvem diversas formas de manifestação comportamentais de iniciar, manter e finalizar conversas, pedir ajuda, lidar com as criticas das outras pessoas, receber elogios, ou seja, inúmeras maneiras de interação, que fazem partedo nosso cotidiano (ANDRETTA, 2012, CABALLO, 2003).
As Inabilidades de lhe dar uns com os outros, estão diretamente ligadas aos conflitos nas relações, não são poucas vezes em que ouvimos falar de convivência entre casais que acabam por se tornar um campo de batalha, onde cada um tenta de alguma maneira expressar suas opiniões, se sentindo muitas vezes incapaz de se comunicar, resultando emdesgaste emocional, tanto da relação, como também refletindo em outros âmbitos sociais.
Dados estatísticos apontam que o número de divórcio vem crescendo no Brasil e no mundo de forma preocupante e perceptível, os dados apontam que nos EUA, 60% dos casais se divorciam, 40% na Inglaterra e de 25% no Brasil. Um dos maiores problemas apontados como fatores estressores da vida, são os...
tracking img