Habilidades do gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
INTRODUÇÃO

O mundo hoje está cada vez mais competitivo, nas organizações é crucial habilidades e potenciais para agarrar o novo conceito de trabalho. Portanto é precisoqualidade de vida no trabalho. Neste trabalho será mostrado alguma das habilidades de um gestor, seu ponto de vista, sua opinião e sua motivação.



DESENVOLVIMENTO

O administrador possui três habilidades a Técnica, Humana, Conceitual. Segundo Andrade e Amboni (2007, p.11) conceitua a Habilidade Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimentoespecializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. Para Chiavenato (2007, p. 69) “É a Habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras.” A Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperaçãoentre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, P. 12)ou seja, exercer liderança. O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, P. 70). A Habilidade Conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valoresessenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar (CHIAVENATO, 2007, P. 70),iImplica em ver a organização como um todo.
Adaptação à mudança é uma característica com a qual todos profissionais, Administradores ou não, deve preocupar-se ao longo de sua carreira, mas no caso da Administração, a incapacidade de se manteratualizado pode não apenas afetar como comprometer a carreira. Na Administração, principalmente em grandes organizações, os recursos e ferramentas de gestão tornam-se cada vez mais sofisticados, inovações surgem com muita rapidez, seja na área de informática, no modo de relacionar-se com clientes e fornecedores ou ainda quanto ao tipo de desafio apresentado pelo mercado. Criatividade e inovação sãohabilidades complementares à capacidade de se adaptar a mudanças e, quando presentes no perfil do gestor, contribuem para o avanço qualitativo e quantitativo da organização, tornando-a menos vulnerável a qualquer novo panorama que se apresente.
A reação humanística surgiu com ênfase nas pessoas, por meio da teoria das relações humanas, mais tarde desenvolvidas pela teoria comportamental e pelateoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência, desenvolvendo esta, a ênfase na tecnologia, tomando por uma visão geral: tarefas; estrutura; pessoas; ambiente e tecnologia. Essa tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio doplanejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos. É o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar que promove o bom uso dos recursos.
Para Durkheim o conceito de anomia, ou seja, ausência ou desintegração das normas sociais. Como as sociedades mais complexas se baseiam nadiferenciação, é preciso que as tarefas individuais correspondam aos desejos e aptidões de cada um. Isso nem sempre acontece e a sociedade se vê ameaçada pela desintegração, pois os valores ficam enfraquecidos. A solução proposta por Durkheim são as formas cooperativistas de produção e econômica.
O conceito de racionalização, para Weber, em linhas gerais, diz respeito à crescente submissão das mais...
tracking img