Guilherme pinheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE ÉTICA E SUAS RAMIFICAÇÕES NA CONTEMPORÂNEIDADE.

Emerson Nilândio de Sousa Rocha
RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para o esclarecimento do conceito de ética e sua historicidade, ramificando-o em novas concepções como a de bioética por exemplo. O conteúdo do presente trabalho é voltado á área de pesquisas médicas, visando em sumaexaminar a presença ou não da ética nas pesquisas científicas realizadas com animais não humanos vivos.
Palavras-chave: Ética, Saúde, Bioética e Pesquisa Científica.


1. INTRODUÇÃO

A palavra ética é um conceito amplamente discutido e pouco vivenciado ao longo da história, fato que tem se atenuado na contemporaneidade. Muito se fala em ética, ética política, ética médica, bioética, ética naeducação, ética na saúde, ética no trabalho e etc., porém o grande público pouco ou nada sabe a respeito do verdadeiro significado da palavra.
A palavra ética provém do grego ethos que originalmente significava “morada”, mas que passou a significar “o modo de ser” que um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos adquire ao longo do tempo. Portanto a palavra ética é um termo diretamente ligadoao de sociedade, tornando-se assim um conceito amplo e que gera certa ambiguidade. Ao longo do tempo as sociedades sofrem mudanças mais ou menos significativas, mudam também os indivíduos que a compõem e a forma como esses indivíduos pensam, o que infere diretamente em mudanças no significado de ética.
Determinadas ações podem ser consideradas éticas em um país e antiéticas em outro ao mesmotempo. Na Idade Média a tortura era considerada prática legítima em vários casos, porém é totalmente considerada ilegal nas sociedades contemporâneas. Um exemplo ainda recente na memória mundial data-se do século passado e mudou a história do globo. O governo nazista na Alemanha a partir de 1933, através do então Primeiro Ministro, veterano da Primeira Guerra Mundial Adolf Hitler, agiu na forma depensar do país. A ideologia do Partido Nazista e de seu Führer levou aproximadamente seis milhões de Judeus á morte nos campos de concentração como Auschwitz, declarando tal atitude ser pelo bem da nação alemã e, portanto considerada como ética, pelos alemães, ao tempo em que foi realizada.
Assim, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, o significado da palavra ética passou a ser considerado desuma importância no mundo, tornando-se diretamente ligada aos direitos humanos e então se ramificando na Bioética, ou seja, ética aplicada aos termos relacionados á vida; além de serem estabelecidos parâmetros legais que a regem, como os códigos de ética e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ainda no pós Guerra, muitos estudos surgiram, que visavam discutir sobre o uso de seres vivos empesquisas científicas e médicas. Nota-se na contemporaneidade, contudo, que o uso de animais não humanos tem sido feito de forma ampla, o que incita nova discussão na área.
Neste sentido, o presente trabalho busca apresentar de forma breve e clara de que maneira ética e bioética se fazem presentes na sociedade contemporânea, relacionando-as primordialmente a área médica, dando enfoque áspesquisas com animais não humanos e sua visão atual.

2. REVISÃO LITERÁRIA

O conjunto de ações diárias no trabalho, na vizinhança, na família e no trânsito, enfim o conjunto de atos que formam o dia a dia de um determinado indivíduo caracteriza a formação moral do mesmo. Dessa maneira, ética tende a expressar o “ser” das pessoas, indicando parâmetros comportamentais de uma sociedade ou atémesmo de determinados grupos ou indivíduos da mesma sociedade sendo, portanto construída de acordo com a conduta, a cultura e a historicidade desse determinado grupo social. Questões éticas são de maneira geral aquelas que fluem do relacionamento humano entre si ou para com outros seres. Segundo NALINI (2011) a ética está em todos os discursos e é apontada como aquilo que falta para o mundo ser...
tracking img