Guidelines - ihc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: GUIDELINES




Sumário 2
Introdução 3
Conceito de guidelines 4
Exemplos de guidelines da área de T.I. 5
Guidelines para desenvolvimento de aplicações Windowns Phone 5
Guidelines sobre o uso do YouTube 5
Guidelines de experiência para o Windows Project 6
Guidelines para conteúdo e design Google: 7
Guideline iOS para design 9
Exemplo deguidelines fora da área de T.I. 9
Guidelines programa ambiental Petrobras 9
Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12

Introdução

Neste trabalho o assunto abordado será guidelines, o foco será aplicado sobre a definição, porém também serão tratados alguns exemplos de guidelines de grandes empresas atuais.
A priori pode-se afirmar que guidelines são padrões, mais especificamente diretrizes,que devem ser seguidas no desenvolvimento de interface de aplicativos e são determinadas pelas empresas que utilizarão os aplicativos em questão, essas diretrizes podem ou não serem seguidas pelos desenvolvedores, isto varia de acordo com cada desenvolvedor e cada aplicativo.
Ao fim do trabalho o leitor terá o devido conhecimento sobre os conceitos de guideline, como devem ser utilizadas, além deconhecer exemplos de guidelines como as do programa ambiental da Petrobras, IOS, Google, YouTube, Windows Phone e Windows Project.


Conceito de guidelines

Os guidelines, também chamados de human interface guidelines (HIG), são documentos que oferecem aos desenvolvedores de software uma série de recomendações e orientações, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário através deinterfaces mais intuitivas, didáticas e consistentes, gerando assim boa usabilidade. Embora não sendo fundamentalmente obrigatórias, as diretrizes ajudam o designer a dar um foco maior às necessidades e lidar com requisitos e restrições. A maior parte das recomendações limita-se a definir uma aparência comum para os aplicativos desenvolvidos para um determinado ambiente. As diretrizes fornecempolíticas específicas, sendo baseadas tanto em estudos sobre a interação humano-computador ou ainda em testes de usabilidade, mas usualmente são baseadas em políticas específicas adotadas pelos desenvolvedores das plataformas. As guidelines também podem definir os termos padrões e a semântica relacionados a algumas ações ou elementos.
O principal objetivo das guidelines é a criação de uma experiênciaconsistente no ambiente, o que inclui desde aplicativos à ferramentas usadas. Isso significa que os aplicativos possuem um mesmo design e elementos comuns da interface, simples como botões e ícones, ou mais complexos, como caixas de diálogo.
Apesar disso, os desenvolvedores estão livres para não seguir as regras estabelecidas se pensam que estas não se aplicam a seu aplicativo ou se os testes deusabilidade mostram alguma vantagem em fazê-lo.
As guidelines devem ser encaradas como recomendações importantes que auxiliam o desenvolvedor a criar aplicativos melhores, pensando sempre na usabilidade do usuário final.

Exemplos de guidelines da área de T.I.

Guidelines para desenvolvimento de aplicações Windowns Phone

* Seja inovador: não tenha medo de inovar, aplicações paradispositivos móveis são igualmente complexas e importantes, tanto quanto os programas para desktops.

* Seja autentico: permita que a aplicação realize exatamente aquilo que propôs a fazer.

* Seja consistente: faça coerente a interação com os usuários. Permita a ele navegar, alterar as configurações, e outras interações.

* Seja simples, legível e minimalista: mantenha a tela focada noobjetivo, elimine as confusões extras.

* Seja Limpo: mantenha em tela só o absolutamente necessário.

Guidelines sobre o uso do YouTube

* Sexo ou Nudez: a maioria dos vídeos contendo nudez ou sejam sexualmente provocativos, são recusados pelo Youtube. Para nudez salvo os casos educacionais, documentários e científicos, ainda sim se as imagens não forem muito fortes e impactantes....
tracking img