Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos Separatistas


Os movimentos separatistas no Brasil pregam a separação e a emancipação de certos territórios brasileiros. Normalmente estes movimentos baseiam-se no conceito deautodeterminação dos povos.


Entre os movimentos recentes, o mais conhecido é o República do Pampa, criado em 1990 por Irton Marx ; além deste movimento outros foram criados, tais como:


- O movimentoO Sul é o Meu País, que defende a autonomia da Região Sul, constituída por três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;


- O Movimento pró República Rio-grandense (MRR), que aexemplo dos Farrapos em 1836, prega a independência apenas do Rio Grande do Sul.


- O Movimento República de São Paulo (MRSP) prega a separação do estado de São Paulo do Brasil.

Idéias separatistasestão presentes em toda a história da Região Sul, ao ponto de que a questão deixou de ser somente política e passou a ser também cultural. No estado do Rio Grande do Sul e em muitos municípios de SantaCatarina e Paraná comemora-se oficialmente a Revolução Farroupilha. Durante a semana do dia 20 de setembro, aniversário da revolução, os diversos Centros de Tradições Gaúchas espalhados por todo oSul festejam a data lembrando os méritos desta revolta separatista. Na própria bandeira do Rio Grande do Sul ainda consta a inscrição "República Rio-Grandense" sob os moldes da bandeira criada para onovo país. Em Santa Catarina, a revolucionária Anita Garibaldi é considerada heroína do estado e não faltam estátuas, ruas e praças em homenagem a ela. Festeja-se todo ano na cidade de Laguna-SC aencenação da Tomada de Laguna, evento que declarou a República Juliana durante a Revolução Farroupilha. Algumas pesquisas divulgadas nas últimas décadas mostram que uma parcela muito grande da populaçãosulista é favorável à separação e, em alguns momentos, chegam a ser maioria.

Segundo o primeiro artigo da atual Constituição brasileira de 1988, a República Federativa do Brasil é "formada pela...
tracking img