Guerra fria como conflito religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Top of Form 1
&&
· Aula 7 – Guerra Fria Clássica como conflito religioso.
I – Dimensões religiosas da Guerra Fria.
1) Definição do inimigo
2) * Ferramenta, instrumentalização
* Religião de Truman: Moralismo
* Excepcionalismo
* Protestantes (EUA): Divisões internas / oposição à ICAR
* Religião Civil

II – Truman e PIO XII
* Myron Taylor
* EUA + ICAR vs URSS
*Protestantes EUA:Oposição
* CMI: Religião vs Política

III – EUA e ICAR
* ICAR vs Ortodoxos
* Protestantes: ICAR e Comunismo
* Dogma da assunsão (1950)

IV – Conclusão
* Fracasso como ferramenta
* Sucesso ideológico

********************** **************************** *******************************
Guerra Fria – 1945 / 1991 Conflito não militar, com foco político, ideológico e econômico.
* 1947 / 1953 –Guerra Fria Clássica – Anos iniciais, com maiores tensão nas relações entre EUA e URSS. Grande perspectiva de conflito entre as partes. Alto uso do marketing como forma de pressão entre ambos (Truman / Stalin).
Truman / Eisenheuer – Teor religioso na Guerra fria – Dimensão religiosa observada neste período (1945 – 1953). Para o autor, sem a perspectiva religiosa do período da Guerra Fria, nãoseria possível analisar o inicio do conflito entre os dois países.
* Idéia vs Matéria Relações Internacionais sem foco materialista, com ênfase nas relações entre os Estados. Maior atenção para questões de HARD POWER. Anteriormente tidos como aliados no período da 2ª Guerra, EUA e URSS se tornam rivais no conflito ideológico. Se uniram para combater um inimigo em comum, e após a Guerra, deu-se oconflito para saber qual das duas potências daria as cartas no cenário internacional. A divisão das zonas de influências após a 2ª guerra faz com que esse processo se intensifique.
Para o autor, com o fim da 2ª guerra, a aliança se desfaz devido a queda do inimigo em comum. Ao analisar o pensamento de Truman, observa-se o teor religioso em seu discurso, utilizado de duas formas: Primeiro, paradefinir o conflito, justificando o conflito entre EUA e URSS de cunho religioso, como uma guerra dos que acreditam em Deus contra os que não acreditam. Entre ateus e os que crêem em Deus. A luta de todas as religiões contra o Comunismo autoritarista Soviético, definindo assim as base do conflito. Segundo, utilizando este discurso como ferramenta de convencimento popular. Buscava com este discurso,convencer não só o povo americano, mas também as demais nações para se unirem aos EUA no conflito contra os Soviéticos, instrumentalizando o discurso religioso, daí as questões FERRAMENTA e INSTRUMENTALIZAÇÃO.
* Doutrina Truman (1947) – Conduta de política externa norte-americana. Os EUA não tolerariam a influência Soviética na Grecia e na Turquia, países com movimentos socialistas fortes em seusterritórios. Tal movimento é chamado de contenção das investidas da URSS (Kennan). Para eles, a URSS sempre teve uma tendência de expansão territorial e ideológica, ações que deveriam ser combatidas pelos EUA. Seria a guerra pela defesa da democracia, liberdade, individualidade, contra o totalitarismo repressivo do regime soviético, em um discurso fortemente político. Para Truman, a raiz dos problemasestaria em questões religiosas, conflitando entre a ausência de uma religião dos soviéticos, contra um discurso dos EUA defendendo sua formação e princípios religiosos. Truman buscava uma aliança com quaisquer países com alguma formação religiosa, contra uma política comunista que não se pautava em nenhuma religião.
* Plano Marshall – Ajuda econômica dos EUA à Europa no pós-guerra, utilizando aajuda como forma de se afastar os países beneficiados da influência soviética no continente, levando a adoção de políticas econômicas e sociais semelhantes às adotadas nos EUA. Recuperação da Europa blindando contra a investida do regime comunista e suas propostas.
* Truman – Formação Batista, com sua religião pautada pelo moralismo. Religião batista com foco nas boas obras e benefício mútuo....
tracking img