Autoestima da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Bacharelado em Educação Física

ANDERSON LUIS ALVES DE OLIVEIRA
BIANCA DAMASCENO

A INFLUÊNCIA DA DANÇA DE SALÃO NA AUTOESTIMA DA MULHER

Bragança Paulista
2012

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Bacharelado em Educação Física

ANDERSON LUIS ALVES DE OLIVEIRA
BIANCA DAMASCENO

A INFLUÊNCIA DA DANÇA DE SALÃO NA AUTOESTIMA DA MULHER

Trabalho de Conclusão deCurso apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade São Francisco, como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Educação Física.

Orientador: Prof.º Ms. Carlos Augusto Mota Calabresi

Bragança Paulista
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 8
3. OBJETIVOS 9
3.1. Objetivo Geral 9
3.2. Objetivo específico 9
4. MATERIAIS E MÉTODOS 104.1. Participantes 10
4.2. Procedimentos 10
4.3. Análises dos dados 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
6. ANEXOS 13
6.1. Anexo 1 13
6.2. Anexo 2 15
6.3. Anexo 3 17
7. CRONOGRAMA 18

1. INTRODUÇÃO

Segundo GARAUDY a dança precedeu o ser humano, pois há milhões de anos os animais dançam para sua procriação ou alimentação. O ser humano dançou antes de saber falar (1980, p.65). Alémde ser um bom exercício físico a dança é uma atividade lúdica e forma de comunicação que se faz pelo próprio corpo humano, estimula a coordenação e a memorização.
Para os gregos a arte de dançar era uma forma de contato com os deuses e um dom dado por eles, “(...) a dança foi ensinada aos mortais pelos deuses para que aqueles os honrassem e os alegrassem” (MAGALHÃES, 2005, p. 2).
O surgimentodas primeiras danças não tem uma data exata, o que se sabe é que o homem pré-histórico já realizava atividades dançantes, por motivos que iam desde a necessidade de comunicação até a celebração e/ou contemplação de seus deuses.(TONELI, 2007,p15)
As primeiras danças sociais, como eram chamadas as danças em casais, de que temos notícia, nasceram com os mestres da Renascença. A idade média foi umperíodo em que a dança, considerada pagã, era condenada pelo clero e somente no final, com o início do período chamado na História de Renascimento Cultural, que começaram as manifestações sociais nas cortes dos reis e nobres (ACHCAR, 1998, p 22).
Concordando com o mesmo autor, dança de salão também é conhecida como dança social por ser praticada com objetivos claros de socialização e diversão porcasais, proporcionando o estreitamento das relações entre seus praticantes. (GOBBO, 2010, p 05)
Os romanos a viam como espetáculo e muitos a desaprovavam, como o famoso orador Cícero que dizia que “ninguém dança, a não ser que esteja bêbado ou mentalmente desequilibrado” (MENDES, 1987, p. 15). Durante a Idade Média (476 – 1453 d.C.), as danças eram realizadas, por artistas ambulantes, em praçaspúblicas, feiras e pequenos burgos, apresentando assim um caráter mais recreativo. As danças típicas da época eram a Carola e a Mourisca, sendo esta de origem árabe.
Em seu início a dança não era dança a dois, em pares como são feitas hoje, eram dançadas em grupos. O estilo responsável por colocar damas e cavalheiros dançando juntos, de forma enlaçada, é a valsa, proveniente da Áustria e Alemanha quechegou à Paris no final do século XVIII e que seria a “febre” dos salões no século seguinte. A Dança de Salão tem e sempre teve seus altos e baixos. Ela já sofreu proibições, preconceitos, já foi taxada de “brega” ou “coisa de velho”. Porém hoje não é exagero dizer que a dança está crescendo a cada dia. Com grande procura nas academias, com academias especializadas, são fatores que mostram a suaimportância.
A cada passo a dança de salão revela em seus movimentos, por mais imperceptíveis que sejam, toda uma gama de sensações, do próprio estado de espírito, e pode terminar, em maior ou menor grau, a facilidade com que certos obstáculos podem ser transpostos (ALMEIDA, 2006).
Com relação aos benefícios, a dança de salão pode nos proporcionar um conhecimento mais profundo de nossos...
tracking img