Guerra dos mascates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra dos Mascates
A Guerra dos Mascates (1710 e 1711) foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda (sede do poder público) e comerciantes de Recife (chamados de “Mascates” e eram, em suamaioria, portugueses).
Em 1630, os holandeses chegaram em Pernambuco e dominaram Recife e Olinda. Antes da chegada desses estrangeiros, Recife não era muito notável, Olinda era o principal núcleourbano, ao qual Recife encontrava-se subordinada.
A definitiva expulsão dos holandeses em 1654 havia deixado Pernambuco em uma grave situação econômica, pois todo o investimento na extração do açúcar foiabalado com a baixa do produto no cenário internacional. Os olindenses, que controlavam o produto, perderam seus lucros com o domínio holandês do açúcar das Antilhas, fazendo com que aumentasse aconcorrência e quebrasse o monopólio pernambucano.
Em contrapartida, Recife – região vizinha e politicamente subordinada à Olinda – era considerado o principal polo de desenvolvimento econômico dePernambuco. O comércio da cidade trazia grandes lucros aos portugueses, que controlavam a atividade comercial da região.
Os senhores de engenho (que controlavam Olinda) começavam a ficar incomodados com oprogresso de Recife (controlada pelos comerciantes). Os senhores de engenho de Olinda, vivendo sérias dificuldades para investirem no negócio açucareiro, pediram vários empréstimos aos comerciantesportugueses de Recife. Contudo, a partir da deflagração da crise açucareira, muitos dos senhores de engenho acabaram não tendo condições de honrar seus compromissos. Vendo a economia de sua cidade irpor água abaixo, a Câmara Municipal de Olinda, que via Recife como “povoado”, decidiu elevar o preço dos impostos de seus contribuintes mercadores.
À medida que Recife cresceu em importância, osmercadores começaram a reivindicar a sua autonomia político-administrativa, procurando libertar-se de Olinda e da autoridade de sua Câmara Municipal. A reivindicação dos recifenses foi principalmente...
tracking img