Guerra do pelopo inicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INÍCIO DA GUERRA – PRIMEIRA FASE
A Guerra começou com a invasão das tropas espartanas aos campos da Ática, objetivando uma guerra rápida, onde destruiriam e forçariam Atenas à rendição. Atenas sob o comando do líder Péricles adotou uma postura defensiva ao garantir suas fontes de abastecimento mesmo antes do início da guerra e por garantir à população proteção sob as grandes muralhas quecercavam Atenas até ao seu porto. Esparta, como potência militar terrestre atacava, quase que exclusivamente, por via terrestre, enquanto que Atenas surpreendia cidades membros da liga do Peloponeso na maioria das vezes, utilizando de sua poderosa frota marítima.
A condição política espartana, uma oligarquia voltada a militarismo, era favorável à formação de um grande exército, em contraste com ademocracia ateniense, que limitava a formação de uma estratégia de ataque significativa já que a assembleia hesitava em sacrificar um grande número de combatentes em campo de batalha. Essa hesitação somada à grande aglomeração humana nas muralhas em péssimas condições de higiene resultou na fácil proliferação de uma peste vinda dos grãos do Egito e da Líbia, que dizimou parte da população e das tropas.A Epidemia tornou ainda mais débeis as ofensivas atenienses além de ter vitimado o próprio líder ateniense, Péricles, em 429 a.C.
Após a morte de Péricles sucedeu-se uma grande instabilidade política em Atenas. De um lado os líderes democratas, Cléon e Demóstenes, que defendiam uma estratégia ofensiva. Do outro, Nícias, representante das classes altas, que defendiam uma proposta de paz, pois aguerra trazia prejuízos à elite, porém mantinha os populares satisfeitos. Após a morte de Péricles, também, se sucedeu uma onda de revoltas por parte das colônias atenienses contra os altos impostos cobrados pela mesma (Impostos altos devido à necessidade de cobrir os custos da guerra), Esparta aproveitando-se desta crise aproveitou para atacar cidades aliadas na região da Ática (A atenção doimpério ateniense estava nas ilhas do mar Egeu).
Os novos planos dos líderes populares baseavam-se na expansão do Império, em especial à ilha da Sicília, que, no entanto foram desastrosos, pois a Marinha encontrava-se distante das bases, além de serem surpreendidos por via terrestre e marítima pelos espartanos. Contudo, após o general Cléon enviar reforços, a situação reverteu-se e capturaram 292soldados espartanos, mesmo assim, a expedição à Sicília não obteve resultados expressivos. O plano de expansão ateniense dessa vez objetivava conquistar Mégara, porta de entrada da Ática, porém foram novamente bloqueados, dessa vez pelo general espartano Brásidas, responsável por plantar a semente da liberdade nas colônias do Império Ateniense e desestabilizar ainda mais o sistema político deste.
NaBatalha de Anfípolis, em 422 a.C., após Esparta conseguir a rendição de Anfípolis, Atenas envia reforços, porém ambos os lados perdem os generais em campo de batalha, dando espaço para que Nícias, que era contra à guerra, formulasse um acordo de paz entre Atenas e Esparta, em 421 a.C., que tinha como uma das cláusulas a devolução de prisioneiros de guerra. O tratado em tese deveria durar cinquentaanos.

SEGUNDA FASE
Período marcado pela nova liderança de Alcibíades. Devido a conflitos menores entre aliados, a paz foi rompida. Atenas se aliou à Argos, permitindo assim, que surpreendesse Esparta por terra, no entanto, os espartanos novamente foram mais rápidos e passaram Argos para o seu lado. Atenas, então, encontrava-se isolada quando Alcibíades formula um plano de invasão à Siracusa,principal fonte de abastecimento de Esparta. E a partir daí, conquistar toda Sicília.
As expedições já haviam começado quando Alcibíades é chamado de volta à Atenas, para ser acusado por práticas de sacrilégio. Seus adversários políticos o acusavam-no de almejar derrubar a democracia e apresentar-se como tirano. Acusações estavam baseadas em terem encontrado algumas estátuas do deus Hermes...
tracking img