Guerra do iraque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra do Iraque: nações envolvidas e relações políticas e militares.

Nações Envolvidas: Estados Unidos principalmente, e países a favor da guerra e aliados dos Estados Unidos: Espanha,Itália, Grécia, Inglaterra, Israel, Kuwait, Austrália.
As origens do conflito entre o Estados Unidos e o Iraque iniciaram seu conflito em agosto de 1990, quando Saddam Hussein ordenou às tropasde seu país a invasão do Kuwait. Os americanos desaprovaram a ação iraquiana, montaram uma coalizão militar com países aliados e expulsaram os soldados de Saddam do Kuwait. A guerra, porém,jamais terminou de fato - desde então, dezenas de ataques foram lançados no Golfo Pérsico.
No dia 11 de setembro, os Estados Unidos sofreram um ataque terrorista e, após entraram em alerta contrapossíveis inimigos. O presidente George W. Bush criou a Lei  esse atentado. Antiterrorismo, onde o EUA poderia prender estrangeiros, sem acusação prévia. Na mesma época, o governo conseguiu uminvestimento de US$ 370 bilhões. O governo então procurou por Bin Laden, possível responsável pelos atentados de 11 de setembro, mas sem sucesso, buscou outros inimigos dos EUA, o chamado “eixo domal”, onde os principais alvos eram Irã, Coreia do Norte e Iraque, que era comandado por Saddam Hussein e foi o primeiro a ser investigado. Em 2002, o presidente Bush acusou o Iraque de terarmas de destruição em massa e colocar em risco os EUA e demais aliados. Diante dessa denúncia, as Nações Unidas investigaram o estoque de armamentos controlados pelo Iraque. Porém, em 2003, a ONUchegou à conclusão de que não havia nenhuma arma de destruição em massa no Iraque. O presidente Bush contrariou a declaração da ONU e formou uma coalizão militar contra o Iraque e, em 20 demarço de 2003, com a ajuda dos britânicos, italianos, espanhóis e australianos, os EUA deram inicio à guerra do Iraque. A coalizão conseguiu derrubar o governo e, em dezembro, capturaram Saddam...
tracking img