Guerra do golfo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da História da Guerra do Golfo
A Gerra do Golfo, também conhecida como a guerra do petróleo, foi um conflito iniciado em agosto de 1990 entre o Iraque e o Kuwait.

Essa guerra aconteceu naregião do Golfo Pérsico, mas também envolveu os Estados Unidos e alguns países do Oriente Médio.

O principal interesse desse conflito era garantir o controle do petróleo do Kuwait. O Iraquedesejava anexar o país vizinho ao seu território para explorar o recurso natural.

Em 1991, um exército iraquiano composto por 100 mil soldados invadiu o Kuwait. Houve resistência por parte da força aéreado Kuwait.

Com essa manobra militar, o Kuwait foi anexado ao Iraque como a 19ª província do país. No entanto, as reações internacionais contra o conflito começaram e a ONU decretou um embargoeconômico contra o Iraque.

Os Estados Unidos começaram a preparar um contra-ataque e o Iraque declarou guerra ao ocidente. O que Saddan Hussein não esperava era que a reação do Ocidente fosse ser rápida:um bombardeio ao Iraque foi logo colocado em prática.

Cerca de um mês depois do início da guerra, o Iraque anunciou a devolução do Kuwait pela rádio de Bagdá, em 28 de fevereiro de 1991.Veja na Integra os Acontecimentos da Guerra do Golfo:
Em maio de 1990, Saddam Hussein, presidente do Iraque, iniciou uma campanha de pressão contra seu vizinho Kuwait. Em agosto, ordenou a invasão dopaís, mobilizou tropas na fronteira com a Arábia Saudita e anunciou a anexação do Kuwait. O mundo condenou a ação iraquiana e exigiu o recuo das tropas. Saddam desprezou o ultimato. O presidente dosEUA, George Bush, decidiu intervir.Saddam ambicionava ampliar seu território, obter acesso ao Golfo Pérsico, incorporar os poços de petróleo do Kuwait e ganhar poder na região. A intervenção dosamericanos (que anunciaram que ajudariam a Arábia Saudita a se proteger) revoltou o ditador, que declarou uma "guerra santa" contra os EUA e Israel, seu aliado. A troca de ameaças durou de agosto de 1990...
tracking img