Guerra do golfo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra do Golfo

Trabalho realizado por:
Ana Rita Reis, nº2 12ºH
Beatriz Azevedo, nº4 12ºG
Isa Oliveira, nº13 12ºH


Índice

Capa……………………………………………………………………………………………………1
Índice………………………………………………………………………………………………….2
Introdução………………………………………………………………………………………….3
O que é a Guerra do Golfo?...................................................................4Causas………………………………………………………………………………………………..5
Desenrolar da guerra………………………………………………………………………….6
Consequências……………………………………………………………………………………7
Operação tempestade no deserto……………………………………………….………8
“A mãe de todas as batalhas”………………………………………………….………….9
Armamentos, equipamentos e estratégias………………………………………..10
Conclusão………………………………………………………………………………………….11
Contracapa………………………………………………….…………………………………….12

Introdução

Este trabalho realizado no âmbito dadisciplina de Geografia C tem como principal objetivo aprofundar aspetos relacionados com a Guerra do Golfo, incluindo as causas, as consequências e o desenrolar desta durante um determinado período de tempo.
A Guerra do Golfo foi um conflito provocado pelo Iraque no território do Kuwait que se iniciou a 2 de agosto de 1990. Este envolveu ainda países como os Estados Unidos, Grã-Bretanha, ArábiaSaudita e Egito que foram afetados diretamente. O conflito foi iniciado quando Saddam Hussein, o presidente do Iraque, levou o Kuwait a provocar a diminuição dos preços do petróleo.

O que é a Guerra do Golfo?

A Guerra do Golfo foi um conflito que envolveu o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Esta guerra começou no ano de 1990 e se estendeu até o seguinte ano 1991. E teve aparticipação de alguns países do Oriente Médio e dos Estados Unidos.
Saddam Hussein, presidente do Iraque incriminou o Kuwait de exercer uma política de extração de petróleo originando uma queda nos preços e danificando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indemnização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.
Diante da postura de Saddam, muitasnações, comandadas pelos EUA, unificaram-se para tentar mudar esta situação. No dia 28 de agosto de 1990, o Iraque formou a 19ª província do Kuwait, aumentando as pressões americanas junto da ONU.
O Iraque queria controlar o petróleo kuwaitiano, unindo o seu território com o do Kuwait, mas a tentativa não teve sucesso. Um ataque contra o Iraque foi autorizado pela ONU e foi estabelecido um prazo paraque as tropas iraquianas deixassem o Kuwait. Como a norma estabelecida não foi cumprida dentro do prazo, o Iraque foi atacado e destruído num curto espaço de tempo.
Em 28 de fevereiro de 1991, o presidente George Bush, propôs ao Iraque um cessar-fogo, que só foi aceite no mês de abril.

Causas

Em julho de 1990, Saddam Hussein (presidente do Iraque), acusou o Kuwait de provocar a queda dospreços do petróleo e retomou antigas questões de limites territoriais, além de exigir indemnizações. Como o Kuwait não cedeu, a 2 de agosto de 1990, as tropas iraquianas invadiram o Kuwait, com a exigência do presidente Saddam Hussein de controlar os seus vastos e valiosos campos de petróleo. Este acontecimento provocou uma reação imediata da comunidade internacional.
Os bens do emirado árabe forambloqueados no exterior e a ONU condenou a invasão. Dois dias após a invasão (4 de agosto), cerca de 6 mil cidadãos ocidentais foram feitos reféns e conduzidos ao Iraque, onde alguns deles foram colocados em áreas estratégicas. Nesse dia, o Conselho de Segurança da ONU impôs o boicote comercial, financeiro e militar ao Iraque. A 28 de agosto, Saddam respondeu a essa decisão com a anexação do Kuwaitcomo a 19ª província do Iraque.
Perante o desenvolvimento do conflito, a ONU, em 29 de novembro, autorizou o uso da força, caso o Iraque não abandonasse o território do Kuwait até 15 de janeiro de 1991. Uma coesão de 29 países, liderada pelos Estados Unidos, foi mobilizada.
A atividade diplomática intensa fracassou, e em 17 de janeiro de 1991 um...
tracking img