Guerra civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Limiar da arte e a guerra civil
A arte de Pablo Picasso como protesto sobre a guerra civil

Nome: Raphael Alves Rangel nº 38
Nome: Leonardo Augusto nº 26
Nome: Bruno Dias nº 04
Nome: Ramon Luiznº 37
Introdução

A guerra civil foi um dos piores acontecimentos antes da segunda guerra mundial, nesse conflito de um lado estavam posicionadas as forças nacionalistas e fascistas aliadas ainstituições tradicionais da Espanha, dentre elas o Exército, a Igreja e os Latifundiários (grandes proprietários de terra). Do outro lado da moeda estava contido a Frente Popular que era a base doGoverno Republicano Espanhol, representados pelos sindicatos, partidos de esquerda e os partidários da democracia.
Para o primeiro grupo mencionado o conflito se serviria para livrar o país da influenciacomunista restabelecendo assim os valores da Espanha tradicional, ou seja o autoritarismo e o catolicismo. Para isso acontecer era preciso acabar com a República que havia sido proclamada em 1931 com aqueda da monarquia.
Já para o segundo grupo citado acima era preciso dar um basta em todo esse avanço das forças fascistas que já havia conquistado toda a Itália (em 1922), toda Alemanha (em 1933) etoda a Áustria (em 1934).
Segundo as decisões da Internacional Comunista de 1935, elas deveriam se aproximar de partidos democráticos de classe média para que sejam formados uma Frente Popular queteria como função enfrentar todo esse sucesso nazi-fascista. Assim, socialistas, comunistas, anarquistas e democratas liberais deveriam se unir para tentar barrar o avanço nazi-fascista. E nestetrabalho veremos que com toda essa opressão da guerra um artista conseguiu com sua arte protestar contra essa guerra, um de seus mais famosos quadros a “Guernica” que retrata um bombardeio alemão, eleconseguiu mostrar ao mundo o horror da guerra civil.
Palavra chave: guerra civil, Guernica, comunismo, Espanha, autoritarismo.

Desenvolvimento
O povo como os artistas da época não podiam falar ou...
tracking img