Estatistica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que é amostra? Qual sua relação com população?
As amostras correspondem as parcelas do todo. Costumam ser extraídas e analisadas quando o estudo envolve populações finitas com tamanhosconsideráveis, isto é, muito grandes, ou populações infinitas, que apresentam elementos que não podem ser contados. A amostra consiste em uma maneira de não estudas o conjunto como um todo, mas uma partedele, sem que ocorra a perda das características essenciais da população. A amostra deve ser representativa da população. Com base nos dados de uma amostra representativa e empregando procedimentosestatísticos apropriados, é possível inferir ou generalizar as conclusões obtidas da amostra para a população.
2) O que significa teoria da amostragem?
A amostragem consiste no estudo de uma parte douniverso. Inúmeras situações de amostragem do dia-a-dia podem ser mencionadas: o fato de folhear revistas para decidir qual comprar o fato de experimentar roupas para escolher a preferida, a questão daescolha de lojas para efetuar compras, a seleção de um produto de diferentes marcas e outras.
3)Qual a diferença entre amostras com e sem reposição?
A amostragem com reposição da população finitaocorre quando o item que foi selecionado volta a fazer parte da população. Com isso, percebe-se que cada vez que se analisa a população as chances de selecionar um item já selecionado anteriormenteaumentam. Já a amostragem sem reposição da população finita ocorre quando o item selecionado não volta a fazer parte da população. Com isso, pode-se perceber que, cada vez que se analisa a população, ositens não estudados vão sendo reduzidos.
4) Quantos planos de amostragem propabilística existem? E quais são?
Existem cinco modelos probalísticos . Eles são: Amostragem aleatória simples,amostragem com e sem reposição, amostragem sistemática, amostragem estratificada e amostragem por conglomerados.
5)Qual a diferença entre amostragem propabilística e amostragem não probabilística?
A...
tracking img