Guerra 222

Páginas: 8 (1761 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
Filme: A Guerra dos Roses e a Mediação de Conflitos


Título original: The War of the Roses
Diretor: Danny De Vito
Origem: U.S.A.
Categoria: Comédia
Ano: 1989


         O filme A Guerra dos Roses é uma trama muito bem articulada sobre a vida conjugal de um casal – Oliver Rose (advogado bem sucedido) – interpretado por Michael Douglas e Bárbara Rose (dona de casa que se descobre nomundo do trabalho) – interpretada por Kathleen Turner. Depois de dezoito anos de casados, a relação perde o encanto.
A personagem que deseja o divórcio e luta com todas suas forças pela separação e pela casa - o objeto da disputa - é Bárbara. O auge da trama está na disputa pela casa, e por ela o casal irá lutar até a morte.
         Outro personagem importante para a trama é Gavin D’Amato (oadvogado de Oliver) – interpretado por Danny De Vito, quem prestará seus serviços para o processo da separação. O filme é narrado pelo advogado de Oliver. Gavin D’Amato é o advogado de Oliver Rose e para compreendermos melhor a Teoria do Observador; A Teoria da Narrativa e A Mediação Transformativa, colocaremos esse personagem-narrador (o advogado) como caminho para nossa discussão sobre a Mediaçãode Conflitos dentro de uma abordagem transformativa.
         O filme tem início com Gavin D’Amato fazendo a narrativa a um jovem que o procura em seu escritório para realizar seu divórcio. Então, o advogado narra toda a história dos Rose, com todos seus pormenores, desde o primeiro encontro do casal, até a morte de ambos pela disputa da casa onde moravam.
         A narrativa serve para essenovo caso como recurso de mediação, cuja finalidade é a transformação da ação do sujeito que o procura. A narrativa do advogado possibilita a reflexão do sujeito em relação ao seu conflito e também a transformação do próprio profissional em relação à condução do caso. A narrativa, portanto, atuou de forma dialética onde ambos saíram transformados. O advogado pôde humanizar seu atendimento, dandoênfase às pessoas envolvidas no conflito e não à disputa. O foco passou a ser a relação.
         Ao final da narrativa, o advogado diz ser “tradicional” – palavra que restabeleceu a humanização de sua atuação enquanto advogado, ou seja, agora um advogado preocupado com as relações, levando o jovem, por meio de sua narrativa, a uma reflexão interna e não mais enfatizando a mera disputa de um objeto. Oadvogado só compreendeu todo o contexto da situação  dos Rose, depois que o caso chegou aos extremos, com a morte do casal.
         O filme A Guerra dos Roses põe em cena a complexidade das relações humanas e a rede de relações que envolvem as pessoas. Articulando o filme à Teoria do Observador, podemos avaliar o quanto é complexo “capturar” a realidade para compreendê-la e mediá-la, pois comoaponta SUARES (1996):
                 a) el objeto a observar, “personas em interrelación”, es de por si complejo, y
                  b) el observador está complejizado por lãs próprias matrices, por la s propia creencias que há ido desarrollando a lo largo de su vida, y que em la mayoría de los casos no son concientes ni han sido cuestionadas, están “duramente programadas” y muchas de ellashan sido estabelecidas como subproducto de otros aprendizajes y constituyen el esquema referencial com el cual el observador se aproxima a realizar la observación.
                                      En realidad ya no deberíamos hablar de observador sino de observador-         constructor de la realidad, en el sentido de asignación de sentido.

Enquanto mediadores – dentro de uma abordagemtransformativa, precisamos buscar construir recursos para o distanciamento, para que não haja um envolvimento pessoal por parte do mediador, visto que mediar é um processo de relação dialógica. O observador deverá estar sempre em processo de relação dialógica.
A proposta do processo dialógico é levar os envolvidos na relação, por meio de perguntas, a uma reflexão. Uma forma de humanizarmos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 222
  • 222 oi
  • Resumo 222
  • logo 222
  • Rh 222
  • Teste 222
  • Trabalho 222
  • trabalho 222

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!