Guernica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guernica
Pintada a óleo e medindo 349,3 x 776,6 cm, Guernica tem como tema o massacre ocorrido durante a Guerra Civil espanhola. Talvez devido ao seu caráter político aliado a símbolos de múltiplas interpretações, tenha alcançado tamanha popularidade.
Composta por nove figuras, sendo quatro mulheres, uma criança, um guerreiro, um touro, um cavalo e um pássaro, em um primeiro momento, o quechama a atenção é a reação dessas figuras, que denotam sofrimento e desespero. As mulheres estão retratadas em ação, pois correm, gritam, caem e fogem. O pássaro também expressa movimento em seu grito e o cavalo parece movimentar-se em um gesto de reação muito forte. O guerreiro está imóvel, assim como o touro e a criança morta. Além dessas figuras, há uma lâmpada/sol/olho sobre a cena, umalamparina, que ilumina o centro do quadro e forma o ápice de um triângulo, e as flores na mão do guerreiro. Há outros elementos retratados, que são a mesa onde está o pássaro, fachadas de casas, janelas, telhados, chamas e o chão azulejado.
Podemos observar alguns aspectos semelhantes, em dois trabalhos anteriores à Guernica, Minotauromaquia de 1935 e Sueño y mentira de Franco de 1937, No primeiro caso,há elementos como o minotauro que podemos associar ao touro, o cavalo, a figura feminina que carrega a luz, o pássaro e a flor. No segundo, Picasso traz o tema da guerra civil. Este foi iniciado antes de Guernica e só foi finalizado posteriormente. Mas em Guernica o inimigo não está retratado, pois não vemos os aviões causadores do ataque e nem sequer o general Franco, como acontece em Sueño ymentira de Franco.
Minotauromaquia , Pablo Picasso - 1935
Sueño y Mentira de Franco, Pablo Picasso - 1881-1973
Em relação às cores, o jornal pode ter influenciado Picasso a pintar em branco e preto. Embora Picasso já viesse realizando obras nessas cores. Para Arnheim (R. op. cit., p.37-8), o preto e branco tornam a pintura mais abstrata, menos substancial materialmente, sendo a representação deuma idéia. “A imagem fica reduzida a formas expressivas, que são mais interpretativas do que narrativas. A monocromia cria uma uniformidade que reduz todos os acontecimentos ao contraste dramático entre luz e obscuridade, fazendo com que todas as figuras sejam aspectos complementares de um mesmo e único tema.”
O fato de o comprimento do quadro ser um pouco maior que o dobro da largura, faz comque o público tenha que percorrê-lo com seu olhar. A tendência do olhar é, usualmente, caminhar da esquerda para a direita (pelo menos nas culturas em que a leitura se dá nessa direção).

Em Guernica, num primeiro momento, nosso olhar vai no sentido contrário, dando uma impressão de um acontecimento em sequência que se desenvolve diante dos nossos olhos. Mas cada elemento também requer o olhar:o touro, pelo fato dos demais elementos se dirigirem a ele; a cena de devastação, que está representada no triângulo central; e a mulher que cai, em oposição ao touro. O tema é representado em toda a tela, não há começo, meio e fim. O quadro demanda que o espectador vagueie com seu olhar, de forma livre, indo e vindo através de seus elementos.
O cavalo, figura central, deixa claro o sentimentode sofrimento. O animal possui uma ferida aberta em forma de losango e está com uma espécie de lança cravada em seu corpo. Tentando se equilibrar em suas patas, dirige seu grito ao touro, que aparece numa posição estável e firme, com suas orelhas em estado de atenção. O touro é a figura dominante e, com exceção da mulher que cai à direita, que está em oposição simétrica ao touro, as demais figurasse dirigem a ele. Para Arnheim (R. op. cit., p.140 ), o touro se mantém imperturbável e vigilante, um monumento de sobrevivência.
Diversos autores que analisaram Guernica se empenharam em compreender, sobretudo, o significado do touro e do cavalo, tentando desvendar o que esses animais estariam ali representando. Tais tentativas podem ser muito arbitrárias e imparciais ou estar fundadas em...
tracking img