A filosofia na idade antiga e média

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução
O objetivo deste trabalho é sintetizar a história da filosofia, salientando os aspectos relevantes em cada um de seus períodos: filosofia antiga, filosofia medieval. Considerando que a compreensão da filosofia só é possível a partir de sua própria história.
Sendo praticamente o ponto de partida de todo conhecimento humano organizado, a filosofia estudou, estimulou e produziu osmais vastos conhecimentos nos campos do saber. A filosofia tem como fundamento o deslumbramento pela realidade, a vontade de conhecer, utilizando o raciocínio para atingir a organização do saber e levando em consideração o legado cultural construído pelas gerações passadas

2 – Filosofia Antiga
A idade antiga é iniciada no século VIII a.C. com o surgimento da escrita, durou até a invasão doimpério Romano Ocidental pelos bárbaros em 476 d.C. e a idade média iniciando com o fim do Império Romano ocidental e seu término caracterizado pela invasão dos turcos à Constantinopla em 1453.
A filosofia nasceu nas colônias gregas da Ásia menor, na cidade de Mileto, originando-se de duas palavras gregas: Philos + Sophia que significa Amor ao Conhecimento ou Amor a Sabedoria. Havendo umanecessidade em explicar ao mundo como as coisas aconteciam e os porquês de acontecerem, sem buscar essas explicações nas questões mitológicas, no incompreensivo, o que prevalecia na época, precisava, portanto, de explicações reais, para compreender o mundo e seus fenômenos, levando certos indivíduos a deixar suas ocupações do cotidiano para se dedicar a algo extraordinário, a produção do saber que naépoca era atividade incomum em geral pouca lucrativa e o que não os tornava moralmente melhor que os outros.
O pensamento mítico explicava ao povo sobre sua realidade: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e seus processos, seus valores básico, porém, com um discurso ficcional ou imaginário, podendo até ser interpretado como mentira, uma vez que as histórias míticas fazem parte da tradiçãocultural e folclórica de um povo e pressupõe a adesão a aceitação dos indivíduos. O mito não se justifica, não se fundamenta, não se presta ao questionamento, a crítica ou correção. Quando passaram a questionar o porquê das coisas levantaram questões de:
- Por que os seres nascem ou morrem?
- Por que tudo muda?
- Por que o dia surge quando a noite vai embora?
- Por que há lugares em quechove tanto e outros que não chove nada?
- Por que algumas pessoas são tão doentes?
- Por que muitas crianças passam fome enquanto outras tem tanto alimento?
Os filósofos perguntavam tantos porquês, desde o início, que estavam em busca da verdade sobre o mundo. Para conhecer a verdade era preciso ter espírito de pesquisa e por isso a linguagem mitológica foi sendo substituída pela linguagem darazão.
A filosofia, portanto, difere da ciência porque necessita da história, embora se aproprie da ciência para poder fazê-la. Originalmente, todas as áreas que hoje denominamos ciência fazem parte da filosofia que foi a expressão dada ao mundo grego para traduzir um conjunto de saberes que nasceu em decorrência de uma atitude. No caso dos filósofos, suas atitudes eram pensar, refletir, fazer algoque tivesse uma nova perspectiva, um novo olhar para um determinado assunto.
A história da filosofia é a soma das contribuições que cada filósofo deu ao quebra cabeça que é a experiência humana. Vem um filósofo e dá uma solução, e todos aclamam como a melhor; tempo mais tarde, vem outro e dá outra solução para o mesmo problema, e assim sucede no tempo. Nenhum filósofo começa do zero, elesempre acrescenta algo ao anterior.
Para os pensadores Pré-Socráticos que viveram antes de Sócrates, também chamados de filósofos da natureza defendiam a idéia de que o homem seria explicado pela natureza, justificando a existência de todos os seres adotando uma forma científica de pensar, o que chamou de pensamento filosófico-científico. Então, se tudo era constituído de terra, ar, fogo, água ou...
tracking img